Reino Unido localiza viajante infectado pela variante brasileira da covid

Variante já foi identificada em países como França, Reino Unido, Alemanha, Espanha e Japão, além de em 17 estados brasileiros

Por: Do Estadão Conteúdo  -  05/03/21  -  21:01
Aprovação da vacina da AstraZeneca pode acelerar fim das restrições no Reino Unido
Aprovação da vacina da AstraZeneca pode acelerar fim das restrições no Reino Unido   Foto: Reprodução/Unsplash

A pessoa que estava sendo procurada no Reino Unido por ter contraído a variante de Manaus do novo coronavírus foi encontrada, informaram autoridades nesta sexta-feira (5), encerrando a 'caçada' que durava uma semana.


Clique e Assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe acesso completo ao Portal e dezenas de descontos em lojas, restaurantes e serviços! 

A Public Health England (PHE) anunciou no domingo (28), que seis pessoas no Reino Unido haviam sido diagnosticadas com a nova cepa da doença, entre elas uma que não havia sido localizada. Especialistas acreditam que o indivíduo contaminado realizou o teste em casa ou utilizou um kit de teste fornecido por autoridades locais, entre os dias 12 e 13 de fevereiro, mas não preencheu os dados de contato.

A variante brasileira (P1) foi detectada pela primeira vez em três pessoas na Inglaterra e em outras três que voaram do Brasil para a Escócia. A 'caçada' a esse viajante - que não teve a identidade revelada - ocorre num momento de queda no número de casos da covid-19 no Reino Unido, mas de preocupação internacional com a variante que surgiu no Brasil.

O Grupo Consultivo de Ameaças de Vírus Respiratórios Novos e Emergentes do Reino Unido (Nervtag) designou a P1 como uma "variante de preocupação" e alertou que as vacinas podem não funcionar tão bem contra a cepa brasileira, considerada responsável pelo ressurgimento de infecções na capital do Amazonas no início do ano.

A variante já foi identificada em países como França, Reino Unido, Alemanha, Espanha e Japão, assim como em 17 Estados brasileiros. O Centro Europeu para Prevenção e Controle de Doenças (ECDC, na sigla em inglês) listou três variantes como "preocupantes": a do Reino Unido (B.1.1.7), a da África do Sul (B.1.351) e a brasileira P1. De acordo com o ECDC, a preocupação está ligada a uma taxa de transmissão mais elevada e à possível redução dos efeitos da vacina.

Segundo o Financial Times, a PHE trabalhou ao lado de serviços postais para determinar onde o teste foi feito e restringiu a procura a 397 casas no sudeste da Inglaterra. O departamento negou comentar onde o viajante foi encontrado.

Até o momento, não há evidências de transmissão entre pessoas na Inglaterra da variante P.1.


Logo A Tribuna
Newsletter