O Procon-SP notificou nesta segunda-feira (25) a Zara do Brasil e pediu explicações sobre casos de discriminação de clientes noticiados nos últimos dias. Ex-trabalhadores da empresa afirmaram que eram orientados a identificar pessoas com estereótipos “fora do padrão” da loja, incluindo negros, com a frase "a Zara zerou".
Segundo o Procon-SP, a empresa também deverá informar sobre política de treinamento aplicada aos seus colaboradores e demonstrar quais medidas adota em relação a conscientização, prevenção, programas de diversidade, inclusão e combate ao racismo e a discriminação de qualquer gênero.
Além disso, a Zara também precisará indicar, até esta quarta-feira (27), os mecanismos de segurança e vigilância utilizados em sua rede de lojas.
Ao longo da última semana, a Zara do Brasil negou a existência de um suposto código interno para discriminar clientes e garantiu rechaçar qualquer forma de racismo.
Serviço
Segundo o Procon-SP, o consumidor que sofrer ou observar práticas discriminatórias pode fazer sua denúncia no site ou no aplicativo Procon SP.