Procon de São Paulo notifica Zara após denúncia de racismo em loja

Empresa deverá esclarecer denúncia sobre abordagens discriminatórias de clientes

Por: ATribuna.com.br  -  25/10/21  -  18:34
 Fachada da Zara no Shopping Iguatemi, de Fortaleza, onde uma delegada negra foi vítima de racismo em setembro
Fachada da Zara no Shopping Iguatemi, de Fortaleza, onde uma delegada negra foi vítima de racismo em setembro   Foto: Caio Rocha/Estadão Conteúdo

O Procon-SP notificou nesta segunda-feira (25) a Zara do Brasil e pediu explicações sobre casos de discriminação de clientes noticiados nos últimos dias. Ex-trabalhadores da empresa afirmaram que eram orientados a identificar pessoas com estereótipos “fora do padrão” da loja, incluindo negros, com a frase "a Zara zerou".


Clique, assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe centenas de benefícios!


Segundo o Procon-SP, a empresa também deverá informar sobre política de treinamento aplicada aos seus colaboradores e demonstrar quais medidas adota em relação a conscientização, prevenção, programas de diversidade, inclusão e combate ao racismo e a discriminação de qualquer gênero.


Além disso, a Zara também precisará indicar, até esta quarta-feira (27), os mecanismos de segurança e vigilância utilizados em sua rede de lojas.


Ao longo da última semana, a Zara do Brasil negou a existência de um suposto código interno para discriminar clientes e garantiu rechaçar qualquer forma de racismo.


Serviço
Segundo o Procon-SP, o consumidor que sofrer ou observar práticas discriminatórias pode fazer sua denúncia no site ou no aplicativo Procon SP.


Tudo sobre:
Logo A Tribuna
Newsletter