Prazo para renovar contratos do Fies termina em 30 de novembro

Aproximadamente 50 mil estudantes devem realizar o aditamento

Por: De Agência Brasil  -  29/10/18  -  20:07
Atualizado em 20/05/21 - 10:24
 Procedimentos devem ser feitos por meio da página eletrônica do financiamento
Procedimentos devem ser feitos por meio da página eletrônica do financiamento   Foto: Folhapress

O processo de renovação de contratos do Novo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) prossegue até 30 de novembro. Aproximadamente 50 mil estudantes assinaram contratos do Novo Fies no primeiro semestre de 2018 e devem realizar o aditamento.


A renovação teve início na última segunda-feira (29). O aditamento dos contratos deve ser feita na página na internet. Segundo a Caixa Econômica Federal, caso haja necessidade de alterações no contrato, como a troca de fiador, o estudante deve comparecer a uma agência da Caixa com o novo fiador e apresentar os novos documentos comprobatórios.


O processo de renovação é voltado apenas para os contratos firmados neste ano no âmbito do Novo Fies. Para esses contratos, o aditamento, que era feito pelo sistema do Ministério da Educação (MEC), passa a ser executado pela Caixa, o novo agente operador do Fies.


Como é


O Fies concede financiamento em instituições privadas de ensino superior. O novo Fies, lançado no ano passado, tem modalidades de acordo com a renda familiar.


A modalidade Fies tem juro zero para os candidatos com renda mensal familiar per capita de até três salários mínimos. Nesse caso, o financiamento mínimo é de 50% do curso, enquanto o limite máximo semestral é de R$ 42 mil.


A modalidade chamada de P-Fies é para candidatos com renda familiar per capita entre três e cinco salários mínimos.


Nesse caso, o financiamento é feito por condições definidas pelo agente financeiro operador de crédito que pode ser um banco privado ou fundos constitucionais e de desenvolvimento.


Logo A Tribuna