Ponte que desabou em Gênova, na Itália, começa a ser demolida

Acidente em agosto de 2018 deixou 43 vítimas

Por: Da AFP  -  09/02/19  -  14:37
Ponte Morandi desabou em agosto de 2018
Ponte Morandi desabou em agosto de 2018   Foto: AFP

A complexa demolição da Ponte Morandi, em Gênova, na Itália, que colapsou matando 43 pessoas em agosto do ano passado, começou nesta sexta-feira (8), com o desmantelamento do bloco de quase 40 metros.


Milhares de toneladas de aço, concreto e asfalto foram removidas da área onde o viaduto desabou, arrastando veículos e passageiros, incluindo turistas estrangeiros e quatro crianças.


“Este é um dia muito importante, representa o primeiro passo de um caminho que esperamos seja o mais curto possível”, anunciou o primeiro-ministro italiano, Giuseppe Conte.


Para os investigadores, a ponte desabou em boa parte devido à corrosão dos cabos de aço, que não puderam ser vistos por estarem cobertos por concreto.


É um momento simbólico e muito aguardado pelos genoveses, porque o viaduto de mais de um quilômetro foi sua principal via de comunicação. A Ponte Morandi foi por muito tempo considerada uma obra-prima, embora tenha levantado críticas pelos problemas estruturais que apresentava.


A construção do novo viaduto, avaliada em € 202 milhões, será realizada por um grupo de empresas que incluem a Salini-Impregilo, a Fincantieri e a Italferr. O novo viaduto será inaugurado em abril de 2020, sob pena de pesadas sanções caso os prazos não sejam cumpridos. 


Tudo sobre:
Logo A Tribuna
Newsletter