Morre José Moreira da Silva, ex-presidente da Associação Comercial de Santos

Velório e enterro acontecerão nesta segunda-feira (22)

Por: ATribuna.com.br  -  22/08/22  -  07:59
Atualizado em 22/08/22 - 20:58
Ex-presidente da Associação Comercial de Santos morre aos 93 anos
Ex-presidente da Associação Comercial de Santos morre aos 93 anos   Foto: Divulgação

O ex-presidente da Associação Comercial de Santos (ACS) José Moreira da Silva, de 93 anos, faleceu na noite deste domingo (21). A causa da morte foi uma broncopneumonia. No próximo dia 25, ele completaria 94 anos.

Seo Moreira, como era conhecido, estava morando na casa de uma filha em Jaguariúna, no interior do Estado de São Paulo.


Clique, assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe centenas de benefícios!


Moreira foi presidente da Associação Comercial de Santos durante 16 anos, de 1993 a 2009, sendo a gestão com período mais longo na casa, sucedido por Michael Timm.


O velório será nesta segunda-feira (22), a partir das 9 horas, na Santa Casa de Santos, e o enterro está marcado para as 17 horas, no Cemitério de São Vicente.


Histórico


José Moreira da Silva teve o prestígio e a credibilidade no setor cafeeiro, afinal foram mais de 70 anos de trajetória. Acompanhou o auge e a decadência do café em Santos.


Entre todos os mandatários da ACS, ninguém o superou no cargo. Foram 16 anos (1993/2009) dedicados ao comando casa, onde liderou e testemunhou uma verdadeira revolução no mercado e no modo de operação da entidade.


Moreira criou as Câmaras Setoriais, que sucederam os departamentos. Instituiu a ACS Jovem, implantou todo o sistema informatizado da casa, ajudou na implantação do Centro Vivo, participou do movimento que fundiu a Associação Brasileira dos Exportadores de Café ( Abecafé) e Federação Brasileira dos Exportadores de Café (Febec), dando origem ao Conselho dos Exportadores de Café (Cecafé), onde obteve uma cadeira no Conselho e resgatou os Seminários do Café, se tornando uma dos mais importantes eventos do setor no mundo.

Pelo sua história na entidade, José Moreira foi homenageado na edição do livro dos 150 anos, lançada em dezembro do ano passado.


Logo A Tribuna
Newsletter