Homem deixa a prisão após irmão gêmeo confessar crime ocorrido em 2003

Kevin Dugar ficou por quase duas décadas recluso em um presídio

Por: ATribuna.com.br  -  28/01/22  -  15:40
Karl Smith (dir) assumiu crime pelo qual o irmão gêmeo Kevin Dugar (esq) foi condenado.
Karl Smith (dir) assumiu crime pelo qual o irmão gêmeo Kevin Dugar (esq) foi condenado.   Foto: Reprodução

O americano Kevin Dugar deixou a prisão na terça-feira (25), após seu irmão gêmeo assumir a autoria do crime de homicídio ocorrido em 2003, em Chicago, nos Estados Unidos. Dugar ficou detido por quase 20 anos por conta de uma troca de tiros entre gangues que terminou com a morte de uma pessoa.



Clique, assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe centenas de benefícios!


Em 2016, Karl Smith - irmão de Dugar - confessou ter puxado o gatilho contra dois indivíduos, mas o juiz que cuidava do caso alegou, em 2018, que a confissão não era crível e se recusou a oferecer um novo julgamento.


O relato foi questionado porque Smith já estava preso desde 2008. Ele cumpre uma pena de 99 anos em razão de uma invasão de domicílio que acabou com uma criança baleada na cabeça. Assim, a interpretação da Justiça foi de que a confissão só foi feita porque Smith não tinha nada a perder e se viu capaz de ajudar o irmão.


Foi quando a organização chamada Centro de Condenações Injustas assumiu o caso, recorreu e conseguiu uma revisão com outro juiz, que decidiu libertar Dugar. A decisão foi tomada na terça-feira e o agora ex-detento passou pelo portão do Presídio do Condado de Cook no mesmo dia.


A defesa de Dugar argumenta que não há necessidade de um novo julgamento e acredita que a Procuradoria do Condado de Cook concordará com isso após revisar as evidências. "Ele é um homem livre esta noite, com muito atraso, depois de longos 20 anos", afirmou Safer, em entrevista ao canal ABC 7.


*Com informações da Marie Claire


Tudo sobre:
Logo A Tribuna
Newsletter