Homem cria inteligência artificial da noiva morta para enviar mensagem

Caso aconteceu nos EUA; Jessica Pereira morreu de uma doença hepática em 2012

Por: ATribuna.com.br  -  27/07/21  -  05:45
 Joshua adaptou um programa de Inteligência artificial para 'conversar' com a noiva
Joshua adaptou um programa de Inteligência artificial para 'conversar' com a noiva   Foto: Imagem Ilustrativa/Pixabay

Joshua Borbeau mora nos Estados Unidos, era noivo de Jessica Pereira, que morreu em 2012 de uma doença hepática quando ele tinha 23 anos. Inconformado, oito anos depois ele resolveu criar uma versão eletrônica da noiva, para que pudesse enviar ao menos uma última mensagem a ela.


Clique e Assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe acesso completo ao Portal e dezenas de descontos em lojas, restaurantes e serviços!


O fato foi relatado pelo jornal San Francisco Chronicle. O veículo conta que Borbeau usou um software de aprendizado de máquina on-line para realizar o desejo. Ele acessou um site de bate-papo e pagou 5 dólares para participar.


O site gera respostas de texto baseado nas informações que são inseridas. Segundo o jornal, o site é um dos mais avançados em termos de uso de IA, chamado GPT-3, e de bots (robôs que interagem com o utilizador).


Foi então que o jovem articulou a ideia, usando uma área experimental do projeto para criar para si um bot personalizado, e testou personalizando o software com a personalidade de Spock, do seriado Jornada nas Estrelas. Inseriu várias falas do personagem, e utilizou o programa.


Como o resultado foi convincente, Borbeau decidiu fazer o mesmo, só que usando a personalidade na ex-noiva. E deu certo. Eles mantiveram várias conversações após a criação.


Ele iniciu dizendo simplesmente "Jessica?" E o bot respondeu: “Oun, você deve estar acordado, que fofo”.


Depois de 'conversar' por horas com o bot, até as informações do passado foram relembradas. O bot chegou a comentar sobre a música que jessica gostava de ouvir.


Borbeau disse: “Eu tinha uma bicicleta, mas você sempre preferia caminhar. Você adorava caminhar. Lembra quando andava de bicicleta ao seu lado?”


E o bot respondeu a ele: "Eu adorava andar. Realmente gostava disso. Lembro de nós caminhando juntos pela cidade, entre as árvores..." E Borbeau seguiu: "Quer ouvir alguma música? Como como DMX?" e o bot completou "talvez Tupac, que eu adorava". E era uma música que a ex-noiva realmente gostava.


Em entrevista ao Chronicle, Borbeau disse que teve a sensação nítida de ter conversado com ela realmente, e disse "eu sei que não era Jessica, mas as emoções dela não são algo do intelecto". As 'conversas' com a noiva morta duraram cerca de 6 meses, e foram ficando esporádicas, até que pararam, já que os bots criados pelo projeto têm vida útil e deixam de funcionar depois de um tempo.


Tudo sobre:
Logo A Tribuna
Newsletter