Ataques de tubarões crescem 40% no intervalo de um ano

Litoral brasileiro é o terceiro maior do mundo em número de casos

Por: ATribuna.com.br  -  28/01/22  -  11:55
Litoral brasileiro é o terceiro maior do mundo em número de casos
Litoral brasileiro é o terceiro maior do mundo em número de casos   Foto: Divulgação/Polícia Militar Ambiental

Os ataques de tubarões cresceram 40% ao redor do mundo em 2021, comparado ao ano anterior, segundo o Arquivo Internacional de Ataques de Tubarão. Esse aumento ocorre após três anos consecutivos de declínio. O Brasil foi o terceiro país que mais reportou casos, ao lado de Nova Zelândia e África do Sul.


Os Estados Unidos foi o país que mais registrou ataques dos animais. No total, foram 47. Pesquisadores acreditam que o aumento foi provocado devido a queda acentuada que ocorreu durante a pandemia, pois as praias foram menos frequentadas.


No Brasil foram registrados três acidentes envolvendo mordidas de tubarão. Dois dos acidentes ocorreram em Jaboatão dos Guararapes, em Pernambuco. O terceiro ocorreu em Fernando de Noronha, também em Pernambuco.


Em julho de 2020, houve um caso fatal no Brasil. Um homem morreu na praia de Piedade, em Jaboatão dos Guararapes, após ser atacado por um tubarão. Ele teve lesões na coxa e em uma das mãos.


Apesar dos casos, pesquisadores acreditam que os incidentes não parecem representar uma tendência maior neste momento. O aparecimento de tubarões recentemente preocupou turistas e moradores, como em Balneário Camboriú. Especialistas, no entanto, apontam que as chances de ataque de tubarão no litoral sul do pais são quase nulas.


*Com informações do Globo


Logo A Tribuna
Newsletter