Logo A Tribuna
ASSINE
Icone usuario ENTRAR
CLUBE IMPRESSO ACERVO ASSINANTE

Anvisa receberá em breve pedido para análise de spray contra Covid, diz Bolsonaro

Desenvolvido em Israel, remédio pode ajudar em casos graves da doença

Por: Do Estadão Conteúdo  -  15/02/21  -  17:00
Projeto libera acesso à internet para pecuaristas, agricultores e escolas rurais
Projeto libera acesso à internet para pecuaristas, agricultores e escolas rurais   Foto: Carolina Antunes/PR

O presidente Jair Bolsonaro disse nesta quinta-feira, 15, em duas redes sociais que a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) receberá em breve um pedido de análise para uso emergencial de um medicamento israelense no combate à covid-19. O presidente já havia citado possibilidade de importar a droga, chamada EXO-CD24, na última quinta-feira (11), após conversa por telefone com o primeiro ministro de Israel, Benjamin Netanyahu.


Clique e Assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe acesso completo ao Portal e dezenas de descontos em lojas, restaurantes e serviços!


"EXO-CD24 é um spray nasal desenvolvido pelo Centro Médico Ichilov de Israel, com eficácia próxima de 100% (29/30), em casos graves, contra a Covid. Brevemente será enviado à Anvisa o pedido de análise para uso", afirmou Bolsonaro nesta segunda-feira, sem deixar claro quando e quem enviará o pedido à agência.


Como mostrou o Estadão/Broadcast, acadêmicos israelenses afirmaram que 29 dos 30 pacientes com casos moderados a graves de covid-19 tratados com EXO-CD24 tiveram uma recuperação completa em cinco dias. Mais testes em humanos são necessários para provar que a droga inalada - desenvolvida como um medicamento para combater o câncer de ovário - realmente funciona.


O estudo não comparou a droga a um placebo, o que significa que os cientistas não podem afirmar com certeza se o medicamento está por trás da rápida recuperação dos pacientes. Bolsonaro defende que o Brasil participe da 3ª fase de testes do medicamento.


Logo A Tribuna