Seu domingo será +: Grupo Tribuna vai lançar novo produto em 2022

A partir de 2 de janeiro, A Tribuna passa a contar com novo caderno, que terá com conteúdo variado e aprofundado

Por: Thiago D'Almeida  -  26/12/21  -  15:27
Domingo + estará disponível para os leitores a partir do dia 2 de janeiro
Domingo + estará disponível para os leitores a partir do dia 2 de janeiro   Foto: Matheus Tagé/AT

O Grupo Tribuna se prepara para o lançamento de seu mais novo produto, o domingo +, caderno que passa a reforçar o conteúdo de A Tribuna todos os domingos, a partir do dia 2 de janeiro.


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A estruturação dessa novidade foi realizada com base na identificação dos gostos dos assinantes do jornal. Dinâmico, jovem, antenado em tudo o que acontece de bacana no mundo das celebridades, na moda, na gastronomia, na ciência, no cinema, nos games, no turismo, na qualidade de vida, entre outros temas relevantes para os leitores de A Tribuna, o projeto do domingo + foi elaborado para abordar tanto temas regionais quanto os nacionais e internacionais.


O diretor de Conteúdo do Grupo Tribuna, Alexandre Lopes, afirma que o desenvolvimento e a execução do novo produto são realizados com base na vontade expressada pelo público. “A ideia é justamente levar para o leitor o que ele precisa ficar sabendo. O domingo + não necessariamente vai abordar assuntos apenas da Baixada Santista. Sempre vamos tentar manter a característica de regionalizar as pautas, mas A Tribuna é um jornal extremamente tradicional, com quase 130 anos de história, que está antenado no que acontece e nas mudanças do mundo”, explica. “A ideia, também, é sempre trazer a já tradicional entrevista, com alguma personalidade, que sempre fez parte da AT Revista”.


O diretor acrescenta que, para decidir os assuntos que serão abordados, foi realizada uma análise dos assinantes. “Levamos em conta a faixa etária, o sexo, o local onde moram e o que gostam de consumir. Com isso, conseguimos tirar algumas conclusões”, observa.


Elaboração do design
O diretor de Conteúdo também detalha a forma como as reportagens e colunas estarão distribuídas no novo produto. “Será um caderno, a princípio, com oito páginas. Isso poderá crescer de edição para edição. O visual, apesar de ser impresso em papel jornal, será muito mais leve e moderno. O leitor de A Tribuna notará um cuidado ainda maior com a diagramação, com bem mais fotos, com uma identidade visual diferenciada e com textos mais curtos. Queremos proporcionar uma experiência de leitura extremamente agradável”, afirma Alexandre Lopes.


Ainda sobre a parte gráfica do domingo +, vale dizer que o design do caderno é inspirado no estilo Memphis, que surgiu nos anos 80 e tem como influências as formas geométricas e a assimetria, além de contar com uma paleta de tonalidades fortes.


Desse modo, foram escolhidas duas cores dentro dos tons neons: o verde e o roxo. A primeira está associada ao crescimento, à renovação. Por sua vez, o roxo simboliza o poder, o luxo e transmite a ideia de uma melhor qualidade de vida.


O projeto foi elaborado para “conversar” com o leitor, proporcionando uma “troca”, com bastante dinamismo e, ao mesmo tempo, com muita leveza, em todos os sentidos.


Conteúdo aprofundado
O material que será entregue ao leitor também está dentro das demandas atuais da sociedade. De acordo com a editora do domingo +, Fernanda Lopes, o novo produto, se comparado ao conteúdo entregue até então pela AT Revista, é uma transição natural. “Terá, sim, um conteúdo de leitura mais aprofundada para aquele dia de folga, mas com temas leves e que não encontram espaço no noticiário diário.


O Boa Mesa da sexta-feira integrará o domingo +, assim como o Turismo. Queremos trazer personagens inspiradores, ideias bacanas e descobertas”, explica a jornalista.


Além dessas novidades, o novo caderno também vai dar espaço para alguns temas serem retomados nas páginas de A Tribuna, como ciência, meio ambiente e tecnologia, que serão desenvolvidos pelo jornalista especializado Marcus Fernandes.


O conteúdo também estará rico no ramo das artes, como o cinema, que será esmiuçado por Gustavo Klein, jornalista especialista na área e que vai trazer as novidades da indústria cinematográfica e de streaming. “Colunistas da AT Revista, que o leitor já conhece e gosta, continuam”, confirma Fernanda Lopes. “Luiza Castro, Pam Braga, Débora Henriques, Beth Soares e Suzane Gil Frutuoso permanecem trazendo conteúdo de qualidade das suas áreas”.


Quanto ao espaço de ciência, o diretor de Conteúdo, Alexandre Lopes, revela que possui um “sentimento a mais”, uma vez que já escreveu sobre o tema no início de sua jornada no Grupo Tribuna. “Trazer a cobertura de ciência de volta para A Tribuna tem um significado muito especial para mim. Quando entrei no grupo, em 2007, tive a oportunidade de fazer parte desse caderno escrevendo reportagens sobre astronomia. Muita gente sentia falta do suplemento de ciência dentro de AT e, agora, com o domingo +, vamos trazer de volta esse tipo de reportagem”, afirma.


Potencial comercial
De acordo com o diretor Comercial do Grupo Tribuna, Demetrio Amono, o caderno domingo + vai trazer oportunidades comerciais para as marcas que querem se associar a conteúdos diferenciados e exclusivos. “A expectativa é de atrair novos leitores e também produzir conteúdos especiais patrocinados no formato de branded content”, finaliza.


Oportunidade
Na estreia do domingo +, o leitor vai aprender a fazer a maquiagem usada pela jornalista Melissa Paiva para apresentar o JT2 da última terça-feira. Além disso, quem quiser poderá concorrer a um make da colunista Luiza Castro. Para saber como, não perca a primeira edição do caderno.


Na estreia do novo produto, o leitor vai aprender a fazer a maquiagem usada pela jornalista Melissa Paiva para apresentar o JT2 da última terça
Na estreia do novo produto, o leitor vai aprender a fazer a maquiagem usada pela jornalista Melissa Paiva para apresentar o JT2 da última terça   Foto: Matheus Tagé/AT

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