Sandra Sá se apresentará no palco em frente ao Museu Pelé, em Santos (Divulgação) O maior festival de jazz do Litoral Paulista já tem data marcada. O 14º Santos Jazz Festival acontece entre os dias 23 e 26 de julho, com programação gratuita espalhada pelo Sesc Santos, Valongo e Concha Acústica. A edição de 2026 terá como homenageada a cantora Maria Bethânia, que completa 80 anos de vida e 60 de carreira. Clique aqui para seguir agora o canal de A Tribuna no WhatsApp! Antes mesmo de ocupar o palco montado em frente ao Museu Pelé, no Valongo, o festival abre em clima especial no Teatro do Sesc Santos, no dia 23, às 19h, com um espetáculo dedicado à trajetória da artista baiana. A apresentação reunirá Monica Salmaso, Fabiana Cozza e Monna, acompanhadas pela Orquestra Sinfônica Municipal de Santos. No dia 24, as apresentações começam às 18h, no palco montado em frente ao Museu Pelé. O DJ Mamuth abre a noite, seguido pela banda Casarasta, com repertório inspirado em Jorge Ben Jor. Na sequência, João Maria apresenta o espetáculo Cazuza in Blues, o Mark Lambert Trio revisita clássicos do jazz. Encerrando a programação com muito soul, Sandra Sá retorna ao Santos Jazz Festival, onde já se apresentou em 2019, celebrando mais de 45 anos de carreira. Monica Salmaso fará abertura com a Orquestra Sinfônica de Santos (Divulgação) Bonde Jazz No dia 25, a programação começa mais cedo, com o retorno do Bonde Jazz, que terá apresentações do Duo Letícia Caires e Bheto Alves às 15h, 16h e 17h. O dia ainda contará com apresentações do Projeto Guri, do coletivo Jam AfroCaiçara, do percussionista baiano Gabi Guedes ao lado da Banda Querô, da cantora Carla Mariani e do grupo Jazz Prazz Dezz, responsável por uma homenagem aos centenários de Miles Davis e John Coltrane. A madrugada será encerrada pelo grupo paulistano Bixiga 70, conhecido por misturar afrobeat, jazz e ritmos brasileiros. Bixiga 70 mistura afrobeat, jazz e ritmos brasileiros e encerrará o line-up do dia 25 no Valongo (Divulgação) Ivan Lins O festival será encerrado no dia 26, às 18h, na Concha Acústica Vicente de Carvalho, no Canal 3, com uma homenagem ao cantor e compositor Ivan Lins. A apresentação ficará a cargo do Coral Municipal de Santos e do Quarteto de Cordas Martins Fontes. Além das celebrações musicais, a edição de 2026 também destacará os 20 anos da Lei Maria da Penha. Segundo a diretora-executiva do festival, Denise Covas Borges, o evento mantém o compromisso de abordar temas sociais importantes. “Teremos uma edição diferente, onde o palco pela primeira vez estará em frente ao Museu Pelé, em ano de Copa do Mundo, e, também, retomando o Bonde Jazz, tornando o passeio ainda mais cultural, nesse encerramento das férias de julho. E, por darmos voz às causas sociais, não poderíamos deixar de falar dos 20 anos da Lei Maria da Penha, cada vez mais essencial”, destaca. Para o diretor de produção, Jamir Lopes, a diversidade continua sendo uma das marcas do evento. “A nossa expectativa é manter a pluralidade que consagrou o festival, reunindo grandes nomes da música instrumental, do jazz, do blues e da MPB”. Programação 23 de julho (quinta-feira) Sesc Santos 19h: Orquestra Sinfônica Municipal de Santos convida Monica Salmaso, Fabiana Cozza e Monna – homenagem aos 80 anos de Maria Bethânia 24 de julho (sexta-feira) Palco do Valongo (Museu Pelé) 18h: VDJ Mamut 19h: Casarasta 20h30: João Maria e Banda – Cazuza in Blues 22h: Mark Lambert Trio 23h30: Sandra Sá & Banda 25 de julho (sábado) Palco do Valongo 15h, 16h e 17h: Bonde Jazz com Duo Letícia Caires e Bheto Alves 15h: VDJ Mamuth 16h: Projeto Guri 16h30: Jam AfroCaiçara 18h: Gabi Guedes e Banda Querô 19h30: Carla Mariani & Banda 21h: Jazz Prazz Dezz – especial 100 anos de Miles Davis e John Coltrane 22h30: Diego Alencikas Sexteto 0h: Bixiga 70 26 de julho (domingo) Concha Acústica (Canal 3) 18h: Coral Municipal de Santos e Quarteto de Cordas Martins Fontes – homenagem a Ivan Lins