Em 2024, o festival, promovido na região central da Cidade, atraiu por volta de 90 mil pessoas (Vanessa Rodrigues/AT) O Festival Santos Café tem novidades em sua 10ª edição, entre os dias 11 e 13. Como destaque, o Campeonato Brasileiro de Aeropress — método de preparo de café em que, com uma cafeteira manual, se usa pressão para extrair a bebida. O vencedor representará o Brasil em um campeonato mundial na Coreia do Sul. Outra novidade: a Prefeitura oferecerá transporte gratuito ao festival. Segundo a Administração, o serviço partirá de dois pontos da orla — o Gonzaga e o Parque Roberto Mário Santini, no José Menino — até o Centro, com ônibus em horários regulares. De acordo com o Município, a ação busca não só incentivar a participação do público, mas reduzir o impacto ambiental do evento, com menos pessoas indo ao local em condução própria. No ano passado, o festival atraiu cerca de 90 mil pessoas. Para este ano, a Prefeitura não fez estimativa, mas diz esperar grande movimento. Cafés A atração mais procurada pelos frequentadores, a degustação gratuita do café, está garantida no festival. Está confirmada a presença de 40 marcas de diferentes regiões, que venderão o produto em grãos em estandes. O festival também conta com programação musical, com três palcos espalhados em praças da região central. Artistas de variados estilos vão se apresentar, como o Grupo de Choro Tétrade, a Banda Musirama, Coldplayers (banda cover de Coldplay), Flight of Maiden (cover de Iron Maiden) e Rafa Laranja. Para as crianças, haverá o Espaço Café com Leite, que trará contação de histórias, apresentações de mágica e marionetes e brinquedos infláveis. Na Casa da Frontaria Azulejada, haverá oficinas de aquarela e tinta com café. Museu do Café, no prédio da Bolsa, receberá palestras sobre benefícios do café, oficinas infantis, degustações, visitas à torre do relógio e workshops sensoriais (Alexsander Ferraz / AT) Mais iniciativas A Prefeitura informou que o evento abrigará, mais uma vez, a feira Feito em Santos, na qual haverá artesanato e gastronomia de produtores locais, além de espaço com cervejas artesanais e pontos para fotos no Instagram. O Museu do Café receberá palestras sobre os benefícios do café, oficinas infantis, degustações com métodos diferenciados, como o aeropress, visitas à torre do relógio e workshops sensoriais. A visitação noturna está marcada para sexta-feira, com ingresso a R\$ 16,00. Chefs convidados, como Franklin Oliveira, Priscila Rolim e Junior Monteiro, farão parte da programação gastronômica, trazendo pratos doces e salgados que têm o café como ingrediente. Mais informações sobre a programação do festival podem ser consultadas no perfil do Instagram @turismosantos ou no site turismosantos.com.br.