As Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNTs) estão entre os maiores desafios da saúde pública mundial e são responsáveis por 74% das mortes anuais, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS). Para ampliar o debate sobre prevenção e qualidade de vida, Santos recebe, nesta quarta-feira (3), o simpósio gratuito “Promoção da Saúde e Prevenção contra as DCNTs”, promovido pelo Instituto João Cláudio. Com foco na medicina preventiva, o encontro terá palestras e atividades voltadas para a prática regular de exercícios físicos e o combate ao sedentarismo. Esses são fatores decisivos para reduzir riscos de doenças cardiovasculares, diabetes e obesidade, além de promover mais bem-estar no dia a dia. A programação reunirá especialistas renomados da área da saúde e do esporte. Entre os destaques está a exibição do documentário “O Poder da Prevenção”, do médico norte-americano Dr. Kenneth Cooper, considerado referência mundial em medicina preventiva e criador do método Cooper. Segundo o professor de Educação Física João Cláudio de Alencastro Guimarães, idealizador do simpósio e diretor do Instituto João Cláudio, a proposta é levar informação prática e acessível à população. “Nosso objetivo é despertar a consciência de que a prevenção é sempre o melhor caminho. Pequenas mudanças de hábitos, como incluir a prática regular de atividades físicas no dia a dia, podem reduzir drasticamente os riscos das doenças crônicas e aumentar a qualidade e a expectativa de vida da população”, afirma. O simpósio terá entrada gratuita e acontecerá na Unimes, em Santos (R. Barão de Paranapiacaba, 15 - Encruzilhada). As inscrições podem ser feitas pelo e-mail protrabalhadorsantos@gmail.com ou pelo link.