Com a chegada das temperaturas mais baixas, muitas pessoas passam a conviver com uma sensação comum: mãos e pés gelados. Embora o desconforto seja esperado durante os dias frios, especialistas alertam que, em alguns casos, o sintoma pode indicar problemas de saúde que merecem investigação médica. Clique aqui para seguir agora o canal de A Tribuna no WhatsApp! O resfriamento das extremidades é uma reação natural do organismo diante do frio. Para preservar a temperatura dos órgãos vitais, como coração, pulmões e cérebro, o corpo reduz o fluxo sanguíneo para regiões mais distantes, como mãos e pés. No entanto, quando essa sensação ocorre com frequência, mesmo em ambientes aquecidos ou em dias quentes, ela pode estar relacionada a condições que afetam a circulação e o metabolismo. Má circulação é uma das principais causas Entre os motivos mais comuns está a má circulação sanguínea. Quando veias e artérias apresentam algum grau de obstrução ou funcionamento inadequado, o sangue encontra dificuldade para chegar às extremidades do corpo. Hábitos como sedentarismo e tabagismo podem agravar o problema. A nicotina presente no cigarro provoca a contração dos vasos sanguíneos, dificultando ainda mais a circulação e contribuindo para a sensação constante de frio nas mãos e nos pés. Síndrome de Raynaud afeta os vasos sanguíneos Outra condição associada ao sintoma é a Síndrome de Raynaud, doença que provoca espasmos temporários nos pequenos vasos sanguíneos, principalmente dos dedos das mãos e dos pés. As crises costumam ser desencadeadas pelo frio ou por situações de estresse emocional. Durante os episódios, os dedos podem ficar esbranquiçados ou arroxeados, acompanhados de formigamento, dormência e, em alguns casos, dor. Anemia também pode provocar extremidades frias A deficiência de ferro, principal causa da anemia, compromete o transporte de oxigênio pelo organismo. Como consequência, o corpo pode ter mais dificuldade para manter sua temperatura adequada. Além das mãos e pés frios, pessoas com anemia costumam apresentar cansaço excessivo, tonturas, fraqueza e palidez. Deficiências de vitamina B12 também podem causar sintomas semelhantes. Hipotireoidismo reduz a produção de calor A sensação frequente de frio também pode estar relacionada ao hipotireoidismo, condição em que a glândula tireoide produz hormônios em quantidade insuficiente. Com o metabolismo mais lento, o organismo passa a gerar menos calor. Além das extremidades geladas, outros sinais incluem ganho de peso, pele seca, sonolência e queda de cabelo. Quando buscar atendimento médico? Especialistas orientam que episódios ocasionais durante o inverno não costumam representar risco. Entretanto, é importante procurar avaliação médica quando o sintoma se torna constante ou surge acompanhado de outros sinais. Mudanças persistentes na coloração da pele, perda de sensibilidade, dores frequentes, feridas que demoram a cicatrizar ou crises recorrentes de formigamento devem ser investigadas. Nesses casos, a orientação é procurar um clínico geral ou um especialista em cirurgia vascular para identificar a causa do problema e indicar o tratamento adequado. Além do acompanhamento médico quando necessário, medidas simples como praticar atividades físicas regularmente, manter uma alimentação equilibrada, evitar o cigarro e proteger-se adequadamente do frio ajudam a melhorar a circulação e a reduzir o desconforto causado pelas extremidades geladas.