Veja as combinações de resultados para o Santos não ser rebaixado no Brasileirão

Peixe tem jogo decisivo contra o Fortaleza nesta quarta (6), pela última redada do torneio

Por: ATribuna.com.br  -  06/12/23  -  06:37
Atualizado em 13/12/23 - 22:35
Santos chega na última rodada do Brasileirão brigando para não ser rebaixado
Santos chega na última rodada do Brasileirão brigando para não ser rebaixado   Foto: Raul Baretta/Santos FC

O Santos tem seu último capítulo pelo Campeonato Brasileiro de 2023 nesta quarta-feira (6), com a expectativa de evitar o maior vexame em seus 111 anos de história. O Peixe enfrenta o Fortaleza, na Vila Belmiro, às 21h30, precisando vencer para espantar qualquer chance de rebaixamento.


Clique aqui para seguir agora o novo canal de A Tribuna no WhatsApp!


A equipe comandada por Marcelo Fernandes ocupa a 15ª posição com 43 pontos, um a mais que o Vasco, 16º, e dois à frente do Bahia, 17º colocado e primeiro time da zona de rebaixamento. Os três brigam para não jogarem a Série B em 2024. No caso do Santos, uma eventual queda para a segunda divisão seria algo inédito.


Uma simples vitória garante o Peixe na Série A no ano que vem, já que a equipe chegaria a 46 pontos, sem chance de ser alcançada pelos adversários. Porém, caso empate ou seja derrotado pela equipe cearense, o Alvinegro Praiano dependerá dos resultados dos rivais para não ser rebaixado.


O que evitar

Apenas três combinações de resultados rebaixam o Santos. Em caso de empate com o Fortaleza, o time santista vai a 44 pontos. Se o Bahia vencer o Atlético-MG, iguala a pontuação, mas fica à frente do Peixe por ter uma vitória a mais (12 contra 11). Já o Vasco precisaria vencer o Bragantino para alcançar os 45 pontos. Os três concorrentes na luta contra o rebaixamento jogam em casa, no mesmo horário.


Caso o Peixe seja derrotado pelo Fortaleza, ficaria nos 43 pontos e poderia ser rebaixado em duas situações: se Bahia e Vasco vencerem, ou se a equipe carioca apenas empatar com o Bragantino, aliando-se a uma vitória dos baianos.


Em caso de empate com o Bragantino, o Vasco também vai a 43 pontos e mantém as mesmas 11 vitórias do Santos, mas ultrapassaria o Peixe por ter saldo de gols melhor (-24 da equipe santista contra -11 dos vascaínos).


Qualquer empate ou derrota do Bahia, ou ainda derrota do Vasco, garantem o Santos na Série A em 2024, sem depender do resultado contra o Fortaleza.


Sul-Americana? Ainda tem chance

A briga do Peixe é contra o rebaixamento, mas ainda há chances de garantir a última vaga para a Copa Sul-Americana do ano que vem.


Para isso, além de vencer o Fortaleza, o Santos torce por uma derrota do Cruzeiro contra o Palmeiras, em Minas Gerais. Assim, o Alvinegro igualaria os 46 pontos da equipe mineira, mas teria uma vitória a mais (12 contra 11).


As vagas da Copa Sul-Americana se estendem até a 14ª posição porque Fluminense e São Paulo, 7º e 11º colocados, respectivamente, já têm passaporte carimbado para a próxima Libertadores, abrindo mais duas vagas em competições da Conmebol.


Santos x Fortaleza: o desafio

O momento não é favorável ao Peixe. A equipe não vence a quatro jogos e sofreu duas derrotas seguidas pelo placar de 3 a 0, para Fluminense e Athletico-PR.


Já o Fortaleza é o 10º colocado com 51 pontos e joga para cumprir tabela, pois não tem chances de rebaixamento ou de vaga na Libertadores, e também já está garantido na Copa Sul-Americana. A equipe cearense venceu os dois últimos jogos, contra Goiás e Bragantino.


Logo A Tribuna
Newsletter