Sereias da Vila passam por reformulação no elenco; veja quem saiu e quem chega

Objetivo é enxugar o grupo do time feminino do Santos, que chegou a contar com 36 atletas ano passado

Por: Nathalia Perez & De A Tribuna On-line &  -  22/01/19  -  09:30
Seletiva foi realizada para a equipe feminina sub-15 do Santos
Seletiva foi realizada para a equipe feminina sub-15 do Santos   Foto: Pedro Ernesto Guerra Azevedo / Santos FC

Depois do descanso após uma temporada em que faturou o título do Campeonato Paulista e o vice-campeonato da Libertadores, o time feminino do Santos se reapresentou na última semana. E com muitas baixas.


Das 34 atletas que terminaram o ano sob o comando da técnica Emily Lima, 14 não fazem mais parte do elenco. No entanto, da reapresentação para cá, foram anunciados oito reforços, e ainda chegarão mais duas atletas, que aguardam questões jurídicas para serem anunciadas, conforme confirmou a assessoria do Santos. Há também um terceiro reforço que está sendo negociado.


Saídas


Das jogadoras que deixaram a Vila Belmiro, dez já têm destino definido. Entre elas estão a lateral Rosana, que se aposentou, as meio-campistas Brena e Erikinha, que foram negociadas com o Avaldsnes, da Noruega, a zagueira Tayla, contratada pelo Benfica, de Portugal, e a atacante Chu, que foi jogar na liga chinesa.


Algumas atletas, inclusive, enfrentarão o agora ex-clube no Campeonato Paulista da modalidade. Em um grande combo envolvendo quatro jogadoras, o Santos cedeu ao São Paulo as gêmeas Natane (lateral) e Chaiane (atacante), a meia Karla Alves e a também atacante Jaqueline.


Outra jogadora que continuará no futebol paulista é a lateral Juliete, que jogará contra as Sereias tanto no estadual quanto no Campeonato Brasileiro, pelo Corinthians. As meio-campistas Raquel e Karen, a lateral Giovana e a atacante Rosane também não fazem mais parte do elenco santista, mas ainda não anunciaram os planos para o futuro.


O vínculo de Karen com o Alvinegro, inclusive, era um dos mais longevos. Sua passagem pelo clube foi multicampeã e durou quase uma década. Por meio de suas redes sociais, a meia se despediu do Santos e agradeceu os oito anos de casa. “Muitas coisas acontecem e fogem do nosso entendimento, mas aquele lá de cima sabe de todas as coisas e determina tempo para todas elas”, desabafou.


Algumas das atletas que saíram estavam em fim de contrato e o Alvinegro decidiu pela não renovação. Karen contou, em conversa com a A Tribuna On-Line, que, no seu caso, o clube optou pela rescisão contratual.


Redução de elenco


A ideia do Peixe é enxugar o elenco, que, no início de 2018, contava com 36 atletas. Isso foi o que revelou Emily Lima em entrevista ao canal do YouTube Papo de Concentra.


“Tive muito problema em relação a treinamento, a continuidade do trabalho. O número de jogadoras era altíssimo para você trabalhar com um grupo, sendo que só jogam 11. Aí você tem que motivar três times. Já é difícil motivar um, ainda tem o segundo que às vezes joga e o terceiro que quase não vai para os jogos. Pedi para que reduzissem o grupo. Estamos tentando reduzir para 28 atletas para minimizar alguns problemas”, contou a técnica.


Novidades


O Santos utilizou o Instagram oficial das Sereias da Vila para comunicar a chegada de oito reforços. A primeira jogadora a ser anunciada foi Amanda, de 17 anos. A atacante foi promovida para a equipe principal por ter se destacado nas categorias de base.


Para o gol, o Peixe trouxe a arqueira Kemelli, de 19 anos, destaque no Flamengo em 2018.


Outra contratação jovem é a lateral-esquerda Katielle, de 21 anos, que vestiu a camisa do Foz Cataratas-PR na temporada passada. Para o outro lado da lateral, o Santos contratou Leila. A defensora de 24 anos vestiu a camisa do Audax e do 3B-AM em 2018.


Da mesma faixa etária, chegou à Vila Belmiro também Maria Dias, atacante que pertencia ao Rio Preto.


Entre os nomes com mais experiência que o Alvinegro foi buscar estão a zagueira Gislaine, de 30 anos, que estava no Corinthians, a meia Bebel, também de 30, vinda do Audax e Rita Bove, de 28 anos, meio-campista que estava há anos no São José e que, aliás, trabalhou com a Emily Lima anteriormente.


Reforços nos bastidores


As chegadas e saídas na equipe feminina do Alvinegro não se limitam às atletas. Para 2019, a comissão técnica santista ganhou os reforços do roupeiro Romildo Fonseca da Silva e do preparador físico Antônio Silvio Santos Gonçalves. Sandra Santos, preparadora na última temporada, deixou o cargo para assumir a coordenação das categorias de base das Sereias da Vila.


Logo A Tribuna