Sereias da Vila atropelam Deportivo Ita pela Copa Libertadores Feminina

Goleada por 6 a 0 foi a maior da competição até o momento; resultado praticamente garante Santos na próxima fase

Por: Bruno Gutierrez  -  24/11/18  -  01:24
Gol de Juliete abriu caminho para goleada santista contra o Deportivo Ita
Gol de Juliete abriu caminho para goleada santista contra o Deportivo Ita   Foto: Pedro Ernesto Guerra Azevedo/ Santos FC

As Sereias da Vila seguem implácaveis na disputa da Copla Libertadores da América Feminina. O Santos goleou o Deportivo Ita, da Bolívia, por 6 a 0, nesta sexta-feira (23), na Arena da Amazônia, em Manaus. A partida foi válida pela 2ª rodada do grupo B. Os gols da vitória foram marcados por Juliete, Alanna, Maria, Brena (duas vezes) e Camila.


Com o resultado, as comandadas de Emily Lima praticamente garantem uma vaga na próxima fase da competição. O Peixe lidera a chave com seis pontos e um saldo de 9 gols. O segundo lugar é dividido entre o Colo-Colo, do Chile e o JC Sport Girls, do Peru, ambos com 3 pontos. No entanto, as chilenas possuem saldo de dois gols positivos, contra um saldo negativo de quatro gols das peruanas. O Deportivo Ita está na lanterna, sem nenhum ponto e já eliminado da competição.


Na próxima rodada, o Santos enfrenta o JC Sport Girls, na segunda-feira (26), às 22h30, no estádio do Sesi, em Manaus. Já o Deportivo Ita encerra a participação no torneio no mesmo dia e local, às 20h, contra o Colo-Colo.


Santos domina e vence com tranquilidade


O primeiro tempo foi de domínio total do Santos. Equipe mais fraca do grupo, as bolivianas apenas se defendiam e jogavam por uma bola para puxar o contra-ataque, mas sem sucesso. Apesar disso, as Sereias da Vila demoraram para ultrapassar o ferrolho adversário. A equipe brasileira aparecia na defesa boliviana com até sete jogadoras, enquanto o time adversário marcava em linha, quase sempre bem próxima a área.


O Peixe abriu o placar aos 15 minutos. Juliete recebeu "passe" da jogadora boliviana, que recuou mal e tocou na saída de Alvarez.


Aos poucos, as comandadas de Emily Lima começaram a encontrar espaços na defesa adversária e o segundo gol veio aos 22, com nova participação de Juliete. A lateral recebeu pela esquerda, foi a linha de fundo e cruzou rasteiro. Alanna, cara a cara com a goleira, só teve o trabalho de desviar para as redes.


Emily Lima precisou queimar uma substituição ainda na primeira etapa. Aos 30, Carol Arruda deu lugar a Tayla.


A pressão santista em busca da goleada seguiu. Aos 35, Brena chutou de fora da área. Alvarez bateu roupa e a bola quase sobrou para Alanna. A goleira conseguiu se recuperar a tempo e ficar com a bola. Aos 41, Ketlen recebeu na entrada da área e bateu cruzado. Sandrinha se esticou, mas não alcançou a bola, que cruzou a frente do gol boliviano.


Mas o terceiro gol veio pouco depois, aos 45. Maria recebeu e fez um belo gol, de cavadinha, por cima de Alvarez.


Três vira, seis acaba: Santos fecha a goleada e praticamente carimba vaga


No intervalo, Emily Lima fez a segunda mexida no time, com Erikinha entrando na vaga de Sandrinha.


O Santos seguiu na pressão, com o time quase todo no campo ofensivo, em busca de mais um gol. O Deportivo Ita também manteve uma postura reativa, esperando a chance do contra-ataque.


E o time boliviano teve a primeira chance de gol utilizando essa tática. Aos 7, Alvarez deu um chutão para frente e pegou a defesa santista aberta. Maitte Zamorano ganhou de Camila na velocidade, invadiu a área e chutou. Nicole saiu bem do gol e fez a defesa.


As meninas do Santos responderam aos 12 minutos. Alanna tentou cruzar, a defesa do Deportivo Ita afastou mal e a bola caiu nos pés de Brena, que soltou a bomba, da entrada da área. A bola passou perto da trave esquerda de Alvarez.


Três minutos depois, o Peixe perdeu uma chance clara de gol. Ketlen recebeu cruzamento, no meio da área e chutou. A goleira espalmou e a bola sobrou nos pés de Maria, que finalizou por cima do gol. Na sequência, Ketlen saiu para a entrada de Dani Silva.


Aos 19, o Deportivo Ita quase descontou, novamente com Zamorano. A atacante recebeu lançamento entre as zagueiras santistas, mas antes da finalização, Nicole saiu do gol e afastou o perigo da área brasileira.


O quarto gol santista veio aos 24. Maurine deu belo passe para Maria, que entrou na área e cruzou para Brena tocar para o gol. No minuto seguinte, em uma jogada que mais parecia um replay, veio o quinto. Novamente, Maria cruzou para Brena marcar mais um.


O jogo estava fácil e as brasileiras desperdiçaram muitas chances de gol. Aos 29, Brena lançou Maria, que invadiu a área, mas chutou longe do gol. Aos 31, Maria desceu pela direita e cruzou. A bola caiu nos pés de Dani Silva, que bateu para fora. Já aos 33,Juliete recebeu, deixou duas adversárias para trás e carimbou a trave de Alvarez.


No Deportivo Ita, Abigail Panozo eMaitte Zamorano saíram para darem lugares a Ericka Morales e Neide Salvatierra.


As Sereias seguiam controlando a partida e a maior goleada do torneio até o momento se consolidou aos 39. Após cruzamento na área, Camila desviou e fez o sexto gol.


Aos 44, a equipe boliviana fez a última alteração: Maira Rojas Terrazas entrou na vaga deJyoeldry Parra.


As brasileiras ainda tentavam o sétimo gol. Aos 46, Maurine cobrou falta e Alvarez fez defesa, em dois tempos. Depois desse lance, as Sereias apenas tocaram a bola e aguardaram o apito final da árbitraSusana Corella para comemorar a vitória.


Ficha técnica:


Santos - Nicole; Maurine, Carol Arruda (Tayla), Camila e Juliete; Brena, Sandrinha (Erikinha) e Angelina; Alanna, Maria e Ketlen (Dani Silva). Técnica: Emily Lima.


Deportivo Ita - Paola Alvarez; Martha Medrano, Maria Laura Gomez, Maria Lupe Camacho e Maria Eugenia Rodriguez; Olga Sandoval, Ghineth Ardaya, Neiza Flores e Abigail Panozo (Ericka Morales); Jyoeldry Parra (Maira Rojas Terrazas) e Maitte Zamorano (Neide Salvatierra). Técnico:Miguel Butron.


Gols -Juliete, aos 15, Alanna aos 22, Maria, aos 45 minutos do 1º tempo, Brena aos 24 e aos 25, Camila, aos 39 do 2º tempo (Santos)


Cartão amarelo-Martha Medrano (Deportivo Ita)


Árbitra - Susana Corella (EQU)


Logo A Tribuna