Santos 'vira a chave' e encara o Botafogo pelo Campeonato Brasileiro

Passada a euforia pela classificação à final da Libertadores, o Peixe volta ao gramado da Vila Belmiro neste domingo (17)

Por: Bruno Lima & Da Redação &  -  17/01/21  -  10:00
Atualizado em 17/01/21 - 10:14
Goleiro Vladimir será titular na partida contra o Botafogo
Goleiro Vladimir será titular na partida contra o Botafogo   Foto: Ivan Storti/Santos FC

Passada a euforia pela classificação à final da Libertadores, o Santos volta ao gramado da Vila Belmiro, hoje, às 16 horas, para encarar o Botafogo, pela 30ª rodada do Campeonato Brasileiro. O compromisso desta tarde não tem a mesma carga emocional do jogo da última quarta-feira, contra o Boca Juniors, mas tem elevada relevância para os dois times.


Clique e Assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe acesso completo ao Portal e dezenas de descontos em lojas, restaurantes e serviços!


Pelo lado do Santos, os três pontos se fazem necessários porque a equipe precisa entrar no grupo dos times que buscam classificação para a próxima edição da Libertadores por meio do Campeonato Brasileiro. Atualmente, o Peixe está em nono lugar com 42 pontos conquistados.


Inicialmente, os donos das seis melhores campanhas no Brasileirão se classificam para a Libertadores de 2021. Entretanto, dependendo dos resultados finais da Libertadores de 2020, que será disputada entre Santos e Palmeiras, no próximo dia 30, no Maracanã, e da Copa do Brasil, que tem Palmeiras e Grêmio na decisão, até os oito primeiros colocados podem se garantir na próxima edição da principal competição continental.


Fio de esperança


Já pelo lado do Botafogo, a vitória é o último fio de esperança para que a equipe siga sonhando com a permanência na Série A do futebol nacional. Com apenas 23 pontos, o time da estrela solitária é o penúltimo colocado do Campeonato Brasileiro, à frente apenas do Coritiba.


Segundo o matemático Tristão Garcia, o Botafogo tem somente 2% de chances de evitar o seu terceiro rebaixamento. A situação é delicada. Dos últimos dez compromissos, os comandados de Eduardo Barroca perderam nove e ganharam um. Em toda a competição, foram conquistadas apenas quatro vitórias.


O retorno


Em razão da intensidade do duelo com o Boca, no meio da semana, não será surpresa se Cuca optar por escalar um time misto, já pensando também em preservar as suas principais peças para a final da Libertadores.


O duelo na Vila Belmiro marcará o retorno do goleiro Vladimir à meta santista após uma cirurgia no pé direito. Ele atuará no lugar de João Paulo, que está suspenso pelo terceiro amarelo. John, o titular, ainda se recupera da covid-19. Outro que desfalcará a equipe é o volante e capitão Alison, também suspenso. Luan Peres, que torceu o tornozelo esquerdo na partida contra o Boca, é mais um que deve ficar de fora.


Santos
Vladimir; Pará (Madson), Laércio (Lucas Veríssimo), Alex e Felipe Jonatan; Diego Pituca, Sandry e Soteldo; Lucas Braga (Jean Mota), Marinho, Kaio Jorge. Técnico: Cuca.


Botafogo
Diego Cavalieri; Kevin, Marcelo Benevenuto, Kanu e Victor Luis; Zé Welison, Caio Alexandre e Bruno Nazário; Lecaros (Kelvin), Babi e Pedro Raul. Técnico: Eduardo Barroca.


Árbitro: Leandro Pedro Vuaden. Local: Vila Belmiro. Transmissão: TV Tribuna e Premiere


Tudo sobre:
Logo A Tribuna