Santos tenta quebrar tabu de três anos no Maracanã diante do Fluminense

Será a primeira vez do Alvinegro no estádio após a derrota para o Palmeiras na final da Libertadores

Por: Bruno Lima  -  16/06/21  -  07:42
  Nos últimos três anos, o Santos disputou seis jogos no Maracanã: cinco derrotas e um empate
Nos últimos três anos, o Santos disputou seis jogos no Maracanã: cinco derrotas e um empate   Foto: Staff Imagens/Reprodução Twitter Maracanã

Ao pisar no gramado do Maracanã, às 19 horas desta quinta-feira (17), para enfrentar o Fluminense, pela quarta rodada do Campeonato Brasileiro, o Santos terá um tabu pela frente: há três anos o Alvinegro não vence no estádio carioca, que na década de 60 foi considerada a segunda casa da equipe santista e palco para a conquista do bicampeonato mundial do clube.


A última vitória do Santos no Maracanã ocorreu em 1º de setembro de 2018, quando o Peixe superou o Vasco por 3 a 0, com uma atuação inspirada e três gols do atacante Gabigol, atualmente no Flamengo.


Depois disso, o Alvinegro voltou ao estádio mais emblemático do futebol brasileiro em seis oportunidades. O desempenho, porém, foi frustrante: cinco derrotas e um empate, por 1 a 1, com o Fluminense, em setembro de 2019.


  Gabigol brilhou e marcou três gols sobre o Vasco na última vitória do Santos no estádio
Gabigol brilhou e marcou três gols sobre o Vasco na última vitória do Santos no estádio   Foto: Ivan Storti/Santos FC

O Tricolor das Laranjeiras, aliás, na última vez que recebeu o Santos no Maracanã, em outubro do ano passado, aproveitou o recente histórico negativo do Peixe no estádio e venceu por 3 a 1.


A derrota mais elástica, no entanto, foi aplicada pelo Flamengo, também no ano passado. Como o Santos se dividia entre os confrontos das quartas de final da Libertadores contra o Grêmio, o técnico Cuca escalou um time alternativo para encarar o Rubro-negro no Maracanã. Em busca do bicampeonato nacional, o Flamengo não teve piedade do Alvinegro e goleou por 4 a 1.


O resultado mais dolorido da história santista no Maracanã, entretanto, ainda estava por vir.


Em 30 de janeiro, com um gol nos acréscimos do segundo tempo, o Santos foi derrotado pelo Palmeiras, por 1 a 0, na final da Libertadores, e viu o sonho do tetracampeonato continental ser adiado.


O confronto desta quinta-feira será a primeira vez do Santos no estádio carioca após a decisão da principal competição do continente.


Logo A Tribuna
Newsletter