Santos tem bom retrospecto na altitude da Bolívia; ATribuna mostra

Peixe encara o The Strongest, nesta terça-feira (18), às 19h15

Por: Bruno Lima  -  15/05/21  -  09:46
  Lucas Braga comemora gol contra o The Strongest em jogo na Vila
Lucas Braga comemora gol contra o The Strongest em jogo na Vila   Foto: Ivan Storti/Santos FC

Na terça-feira (18), às 19h15, o Santos irá encarar a temida altitude boliviana pela décima vez na história, em duelo com o The Strongest, pelo Grupo C da Libertadores. Até o momento, o Alvinegro esteve em três cidades com localização acima do nível do mar no país e não fez feio. Ao longo dos nove compromissos disputados na altitude boliviana, o Santos venceu quatro, perdeu outros quatro e empatou um.


Clique e Assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe acesso completo ao Portal e dezenas de descontos em lojas, restaurantes e serviços!


A primeira vitória ocorreu em 1962, pela Libertadores, contra o Deportivo Municipal de La Paz, nos 3.640 metros acima do nível do mar da capital boliviana. Na ocasião, o Peixe venceu os anfitriões pelo placar de 4 a 3.


Em 1971, o time da Vila Belmiro voltou a La Paz durante uma excursão e fez dois jogos amistosos. No primeiro, o Santos goleou o Bolivar por 4 a 0, e, no segundo, venceu o The Strongest por 2 a 0. Os dois jogos foram disputados no estádio Hernando Siles, palco do próximo compromisso dos comandados de Fernando Diniz.


Com três jogos de invencibilidade, o Santos retornou à Bolívia em 2004 para enfrentar o Jorge Wilstermann nos 2.500 metros de altitude de Cochabamba. Em partida válida pela Libertadores daquele ano, o Peixe bateu os donos da casa por 3 a 2.


A partir de então o Santos começou a sofrer com os adversários do país. Em 2005, também pela Libertadores, o Alvinegro encarou o Bolivar, em La Paz, e foi derrotado por 4 a 3.


Em 2008, o Peixe visitou o San José, nos 3.700 metros de altitude de Oruro, e perdeu por 2 a 1.


Quatro anos mais tarde, com Neymar no time, o Santos esteve em La Paz duas vezes e foi superado em ambas as ocasiões. De novo no estádio Hernando Siles, o Peixe foi derrotado por The Strongest e Bolivar. Os dois jogos terminaram com o placar de 2 a 1 para os donos da casa.


A última experiência alvinegra na altitude boliviana ocorreu em 2017, quando o Santos arrancou um empate por 1 a 1 com o The Strongest.


Logo A Tribuna
Newsletter