Santos precisa vencer ameaçados para conseguir vaga na Libertadores

Dos últimos seis jogos do Peixe, quatro são contra equipes que lutam para não cair

Por: Bruno Lima  -  06/11/18  -  12:07
Santos e Corinthians vão se enfrentar no dia 13 na Arena de Itaquera, em São Paulo
Santos e Corinthians vão se enfrentar no dia 13 na Arena de Itaquera, em São Paulo   Foto: Ivan Storti/Santos FC

Na luta por vaga na próxima Libertadores, o Santos, sétimo colocado, tem pela frente, nas seis rodadas finais do Brasileiro, quatro adversários que lutam contra o rebaixamento: Chapecoense (19º, o próximo adversário, dia 12, no Pacaembu), América-MG (18º), Botafogo (14º) e Sport (16º). Os dois outros duelos são diante de Flamengo (3º) e Atlético-MG (6º), este último um concorrente direto na corrida à América.


Porém, conforme levantamento de A Tribuna, enfrentar equipes desesperadas não significa facilidade para o Santos. O aproveitamento do time nos últimos três anos contra adversários que vieram a ser rebaixados é de apenas 45%.


Ao todo, foram 24 partidas, 72 pontos disputados e apenas 33 conquistados. Desses 24 jogos, o Peixe venceu nove, empatou seis e perdeu nove.


Dos 12 compromissos em casa, em 2015, 2016 e 2017, o Santos venceu oito, empatou dois e perdeu dois. Isso significa que dos 36 pontos, o clube conquistou 24 (66% de aproveitamento). Já nos duelos fora de casa o rendimento deixou muito a desejar. Dos 36 pontos, o Santos obteve apenas 10 (24% de aproveitamento), com quatro derrotas, sete empates e somente uma vitória.


41% em 2018


Para carimbar o passaporte à Libertadores, os comandados de Cuca não podem nem pensar em perder pontos diante dos ameaçados Chapecoense, América-MG, Botafogo e Sport. Por isso, o desempenho precisa ser superior aos 41% obtidos no primeiro turno contra esses mesmos adversários.


Dos 12 pontos disputados contra essas equipes na atual edição do Brasileiro, a equipe conquistou apenas cinco, resultantes da vitória por 3 a 0, em casa, sobre o Sport, e dos empates em 0 a 0, fora de casa, contra Botafogo e Chapecoense. A derrota ocorreu na Vila, por 1 a 0, para o América-MG.


Logo A Tribuna