Logo A Tribuna
ASSINE
Icone usuario ENTRAR
CLUBE IMPRESSO ACERVO ASSINANTE

Santos pode igualar melhor campanha na Sul-Americana se passar pelo Independiente

Alvinegro precisa apenas de um empate para voltar de Avellaneda com a classificação

Por: Bruno Lima  -  21/07/21  -  17:55
 Na partida de ida, disputada n Vila Belmiro o Santos venceu o Independiente por 1 a 0
Na partida de ida, disputada n Vila Belmiro o Santos venceu o Independiente por 1 a 0   Foto: Ivan Storti/Santos FC

Ao pisar no gramado do estádio Libertadores da América, em Buenos Aires, para encarar o Independiente, nesta quinta-feira (22), às 19h15, o Santos, que precisa apenas de um empate, tentará igualar o seu melhor desempenho na Copa Sul-Americana. Ao longo das seis participações alvinegras na competição, por duas vezes o mais distante que o Peixe chegou foi às quartas de final.


Antes desta edição, o Santos disputou a Sul-Americana em 2003, 2004, 2005, 2006, 2010 e 2019.


Os melhores resultados foram conquistados nas duas primeiras participações. Porém, na época, a competição tinha um formato diferente.


A primeira fase era disputada apenas por times dos mesmos países e o classificado avançava direto para as quartas de final.


Em 2013, o Santos se classificou depois de somar quatro pontos por meio de um empate com o Internacional, na Vila Belmiro, por 1 a 1, e uma vitória sobre o Flamengo, fora de casa, por 3 a 0.


Nas quartas de final, então, o Alvinegro encarou o Cienciano, do Peru, mas acabou eliminado depois de um empate por 1 a 1, em casa, e de uma derrota por 2 a 1 na altitude de 3.300 metros de Cusco.


Em 2004, na fase com times nacionais, o Santos avançou depois de eliminar Paraná, Flamengo e São Paulo.


Já nas quartas de final, o algoz foi a LDU, do Equador. Na ocasião, o Alvinegro foi derrotado por 3 a 2 em Quito e por 2 a 1 na Vila Belmiro.


Demais participações


Em 2006, a Sul-Americana cresceu e passou a contar com as oitavas de final. O Santos eliminou o Cruzeiro na fase nacional, mas caiu para o San Lorenzo, da Argentina, nas oitavas.


Nos anos de 2005 e 2010, o time da Vila Belmiro sequer conseguiu pelos concorrentes nacionais sendo desclassificado por Fluminense e Avaí, respectivamente.


 Em 2019, o Santos foi eliminado na primeira fase pelo River Plate, do Uruguai
Em 2019, o Santos foi eliminado na primeira fase pelo River Plate, do Uruguai   Foto: Ivan Storti/Santos FC

A última participação do Santos na competição havia ocorrido em 2019, quando, sob o comando de Jorge Sampaoli, com um outro formato de disputa, o Alvinegro foi eliminado na primeira fase, antes das oitavas de final, para o River Plate, do Uruguai.


Na ocasião, as duas equipes empataram por 0 a 0 em Montevidéu e por 1 a 1 no Pacaembu. Em razão do critério do gol marcado fora de casa, Soteldo, Carlos Sánchez e cia., deram adeus à competição.


Logo A Tribuna