Logo A Tribuna
ASSINE
Icone usuario ENTRAR
CLUBE IMPRESSO ACERVO ASSINANTE

Restando duas rodadas, Santos faz contas por vaga na pré-Libertadores

Na 8ª colocação, com 53 pontos, Peixe recebe o Fluminense no domingo (21) e encerra o Brasileirão, fora de casa, contra o Bahia

Por: Do Estadão Conteúdo  -  19/02/21  -  09:59
Se o Peixe somar quatro pontos diante de Fluminense e Bahia terá assegurado a vaga
Se o Peixe somar quatro pontos diante de Fluminense e Bahia terá assegurado a vaga   Foto: Ivan Storti/Santos FC

Com a ferida da derrota na final da Libertadores para o Palmeiras em fase final de cicatrização, o Santos pode esquecer essa dor garantindo a classificação para a próxima edição da competição continental. Dono da oitava colocação, o Peixe depende apenas de si para terminar o Campeonato Brasileiro dentro do G8. Caso isso se confirme, o time da Vila Belmiro terá que esperar a decisão da Copa do Brasil, entre Palmeiras e Grêmio, no início de março, para comemorar a conquista da vaga.


Clique e Assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe acesso completo ao Portal e dezenas de descontos em lojas, restaurantes e serviços!


A vitória por 1 a 0 sobre o Corinthians, em casa, nesta quarta-feira (17), fez o Santos chegar aos 53 pontos e ultrapassar o Athletico-PR, que tem 50, na tabela.


Isso significa que se o Peixe somar quatro pontos diante de Fluminense, domingo (21), na Vila Belmiro, e Bahia, em Salvador, na próxima quinta-feira (25), terá assegurado matematicamente a oitava posição do Brasileirão.


Porém, caso sejam derrotados em um desses dois compromissos, os comandados de Cuca terão que torcer por um tropeço do Furacão, que visita o Grêmio, em Porto Alegre, neste domingo, e encerra a sua participação no campeonato contra o Sport, em casa, também na próxima quinta.


Mais distante, pelo retrovisor, o Alvinegro observa Corinthians e Red Bull Bragantino, ambos com 49 pontos. Se tropeçar nos dois últimos jogos da competição, o Santos terá que ficar na torcida para que Vasco ou Internacional roubem pontos do Timão e Goiás ou Grêmio atrapalhem os planos da equipe de Bragança Paulista.


Confirmada a oitava colocação no Brasileirão, o Peixe liga o secador contra o Palmeiras na decisão da Copa do Brasil. Para o oitavo lugar valer vaga na pré-Libertadores, o Grêmio, dono da sétima posição no Campeonato Brasileiro, precisa conquistar a principal competição de mata-mata do País.


Em caso de título do Verdão, já classificado para a Libertadores por ser o atual campeão, o Brasileirão levará 'apenas' os sete primeiros colocados à competição continental.


G6 é possível


Para não ficar na dependência do resultado da final da Copa do Brasil o Santos só tem uma alternativa: ultrapassar Palmeiras e Grêmio na classificação e terminar o Campeonato Brasileiro dentro do G6.


Com 56 pontos na sétima e oitava colocação, Palmeiras e Grêmio, respectivamente, só podem ser ultrapassados pelo Peixe. Para isso, o Alvinegro tem que derrotar os seus dois adversários, enquanto o Verdão precisa tropeçar contra São Paulo, Atlético-GO e Atlético-MG, e o Grêmio não pode vencer o Athletico-PR nem o Red Bull Bragantino.


Desta forma o Santos terminaria a competição na sexta colocação e estaria garantido na pré-Libertadores de 2021.


Logo A Tribuna