CLUBE IMPRESSO ACERVO COVID
Na altitude de La Paz, Santos encara The Strongest pela Copa Libertadores da América
Em segundo no grupo C, Alvinegro precisa vencer para tentar assumir a liderança da chave
Por: Bruno Lima  -  18/05/21  -  06:39
Atualizado em 18/05/21 - 07:33
João Paulo será titular contra o The Strongest   Foto: Ivan Storti/Santos

Vice-líder do Grupo C da Copa Libertadores da América, com seis pontos, o Santos encara o The Strongest, nesta terça-feira (18), às 19h15, nos 3.640 metros de altitude de La Paz, na Bolívia, precisando da vitória na 5ª rodada para se aproximar das oitavas de final da competição e sonhando em quebrar um tabu que já dura 16 anos.


Clique e Assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe acesso completo ao Portal e dezenas de descontos em lojas, restaurantes e serviços!


A última vez que o time da Vila Belmiro venceu em solo boliviano, acima do nível do mar, ocorreu em 2004. Na ocasião, o Alvinegro derrotou o Jorge Wilstermann, nos 2.500 metros de altitude de Cochabamba, por 3 a 2. Desde então, foram cinco jogos em situações similares, com quatro derrotas e um empate.


Por conta da altitude, aliás, o Peixe montou uma programação especial, que inclui uma viagem de avião nesta terça. O time está desde a noite de domingo (16) na Bolívia, mas hospedado em Santa Cruz de la Sierra, sem desconfortos como falta de ar, aumento da frequência cardíaca e respiração mais acelerada.


Nessa cidade, inclusive, o elenco treinou na noite de segunda-feira (17). Pela manhã, o Santos embarcará para La Paz, na tentativa de permanecer o menor tempo possível na capital boliviana. Tanto que o retorno ao Brasil ocorrerá logo depois da partida.


Problemas


Além de superar os problemas causados pela altitude, o técnico Fernando Diniz ainda não poderá contar com o atacante Marinho, que segue se recuperando de um estiramento na coxa esquerda sofrido na derrota por 3 a 2 para o Palmeiras, no Allianz Parque, pelo Campeonato Paulista, no último dia 6.


O treinador, aliás, apesar de ter estreado no comando da equipe no dia 11 de maio, na vitória por 1 a 0 sobre o Boca Juniors, na Vila Belmiro, não poderá comandar o time do banco de reservas por ter sido expulso já no primeiro jogo. Assim, o Santos deve ter o auxiliar Marcio Araujo na área técnica.


O Santos precisa dos três pontos em La Paz para chegar na última rodada da fase de grupos dependendo apenas de si para avançar. O Peixe está atrás do Barcelona de Guayaquil, que lidera a chave com nove pontos, e empatado com o Boca Juniors, que também tem seis. Na disputa com os argentinos, o Alvinegro leva vantagem no saldo de gols (2 a 1).


Na lanterna do Grupo C, aparece o The Strongest, com três, e que também precisa vencer para seguir sonhando com a classificação. Uma derrota elimina matematicamente os bolivianos.


Ficha técnica:


The Strongest - Vaca; Torres, David Mateos, Fernando Martelli, Castillo e José Sagredo; Diego Wayar, Richet Gomez, Willie Barbosa e Ramiro Vaca; Reinoso. Técnico: Gustavo Florentin.


Santos - João Paulo; Pará, Kaiky, Luan Peres e Felipe Jonatan; Vinicius Balieiro, Alison, Jean Mota e Gabriel Pirani; Kaio Jorge e Lucas Braga. Técnico: Fernando Diniz.


Pendurados - Vinicius Balieiro, Jean Mota e Marcos Leonardo


Árbitro -Diego Haro (Peru). Local: Estádio Hernando Siles, em La Paz, na Bolívia, nesta terça-feira, às 19h15.

Transmissão - Fox Sports.