Federação divulga áudio do VAR que definiu pênalti contra o Santos na final

Lance, que gerou polêmica, gerou o primeiro gol do Palmeiras na decisão

Por: ATribuna.com.br  -  09/04/24  -  20:56
Atualizado em 09/04/24 - 21:06
O árbitro Raphael Claus não havia marcado pênalti e só confirmou após ser chamado pelo VAR
O árbitro Raphael Claus não havia marcado pênalti e só confirmou após ser chamado pelo VAR   Foto: Reprodução/Twitter

A Federação Paulista de Futebol divulgou nesta terça (9) o áudio com a conversa entre o árbitro Raphael Claus e a equipe do VAR (ouça e assista baixo), que definiu a marcação do pênalti para o Palmeiras, na final do Campeonato Paulista, domingo (7), no Allianz Parque. O lance gerou polêmica, já que o juiz assinalou tiro de meta após o choque entre o goleiro João Paulo e o atacante Endrick.


Depois de alguns minutos aguardando a checagem do VAR, Claus, do meio de campo, sinaliza para que o arqueiro santista cobre o tiro de meta. Segundos depois, porém, ele põe a mão no ouvido e faz sinal para João Paulo esperar. Claus vai, então, à lateral de campo checar as imagens do VAR, confirmando a marcação do pênalti.


"Tem um choque do defensor de preto, depois a bola passa, o goleiro também não consegue e atinge ele. Recomendo revisão para um possível penal. Tem o contato de jogo. O goleiro não toca na bola e atinge o jogador que tinha possibilidade de buscar essa bola. Para mim é penal", diz o árbitro de vídeo Rodrigo Guarizo Ferreira do Amaral


Em seguida, Amaral ouve o apito de Claus, mandando o jogo seguir, quando João Paulo poderia ter batido o tiro de meta. "Segura, Claus. Segura".


Guarizo reafirma a recomendação ao árbitro do jogo. “Claus, recomendo revisão para um possível penal. O goleiro tenta proteger a bola, mas calça ele (Endrick). O goleiro não consegue jogar a bola", afirmou Guarizo.


Clau, então, conclui após rever as imagens. "Pênalti sem cartão".


Raphael cobrou o pênalti e fez 1 a 0 para o Palmeiras na etapa inicial. No segundo tempo, o Alviverde faria o segundo gol e definiria a conquista do tricampeonato.


Confira abaixo o vídeo e o áudio com a conversa completa entre a equipe de arbitragem.



Logo A Tribuna
Newsletter