Ex-treinadores de reforços do Santos revelam características e elogiam contratações

Luan Peres foi contratado do Brugge, da Bélgica, enquanto Lucas Venuto vem do Vancouver, do Canadá

Por: Bruno Lima  -  01/08/19  -  19:54
  Foto: Mailson Santana/Fluminense e Instagram

O Santos aproveitou os últimos minutos da janela de transferências internacionais para acertar as contratações do atacante Lucas Venuto, que pertencia ao Vancouver Whitecaps, do Canadá, e do zagueiro Luan Peres, que vem por empréstimo do Brugge, da Bélgica. A dupla, no entanto, é desconhecida do torcedor santista. Por isso, A Tribuna On-line foi em busca de informações com técnicos que trabalharam com eles no Brasil. 


Eduardo Baptista, por exemplo, era o treinador de Peres na Ponte Preta, em 2017, antes de o zagueiro chamar a atenção e se transferir para o Fluminense. Na avaliação do técnico, o defensor de 25 anos tem as características que Jorge Sampaoli gosta. 


"O Luan Peres é muito bom zagueiro. Jogador canhoto com bom passe. Usava muito o toque de bola para quebrar as linhas dos adversários. Tem uma ótima saída de bola pelo lado esquerdo do campo. Cheguei a escalá-lo como lateral e isso mostra que tem qualidade. Creio que chega ao Santos para brigar pela titularidade", explica Baptista. 


Ainda de acordo com o ex-treinador da Macaca e sem clube atualmente, Luan tinha o jogo áereo como deficiência no período em que trabalharam juntos. "Ele tinha dificuldades nas bolas altas, mas vi que no Fluminense conseguiu evoluir. Creio que volte ainda mais maduro após essa experiência no futebol europeu. Se suportar bem o peso da camisa, se encaixará bem no Santos", completa Baptista.


Da base à Europa


Lucas Venuto, de 25 anos, é ainda mais desconhecido. O atleta de 1,64 m deixou a base do Red Bull Brasil, em 2014, direto para o Liefering, da Áustria, e nunca mais voltou ao país de origem. Enquanto esteve em solo brasileiro, o atacante foi treinado por Leandro Mehlich no sub-17 e sub-20 do Toro Loko. 


Segundo o técnico, que esteve na base do Santos em 2018 e atualmente comanda o sub-20 do São Bernardo, Venuto é um jogador de velocidade capaz de fazer boa leitura das partidas. 


"Ele tem características semelhantes às do Soteldo, mas não é tão habilidoso quanto o venezuelano. É um atacante destro, de beirada, que joga tanto no lado esquerdo quanto no direito. Tem bom trato com a bola e não vai sair correndo sem pensar ao tê-la nos pés", detalha Mehlich.


No período em que pertencia ao Red Bull Brasil, Venuto formava ataque com Felipe Pires, que recentemente trocou o Palmeiras pelo Fortaleza. "O Venuto é mais garçom. O Felipe Pires é mais goleador. Como ele foi embora muito cedo, faz tempo que não o acompanho. Mas acredito que hoje esteja ainda mais qualificado, pois são cinco anos na Europa", acrescenta o técnico. 


Depois do Liefering, o atacante defendeu o Grödig e o Austria Viena, ambos da Áustria. No início de 2019 ele se transferiu para o Vancouver.


Logo A Tribuna
Newsletter