Em homenagem a Pelé, conselheiro propõe aposentadoria definitiva da camisa 10 no Santos

Francisco Calmon de Britto Freire entende que já passou da hora de o Santos tomar essa atitude

Por: Bruno Lima  -  25/01/22  -  07:37
Conselheiro quer  aposentar e eternizar a 10 de Pelé
Conselheiro quer aposentar e eternizar a 10 de Pelé   Foto: Divulgação/Santos FC

Ao entrar em campo nesta terça-feira (25), às 10 horas, para encarar o Palmeiras na final da Copa São Paulo de Futebol Junior, no Allianz Parque, o Santos irá homenagear Pelé com a frase "Vida Longa ao Rei" estampada na camisa dos jogadores. Também com o intuito de enaltecer o Atleta do Século, um conselheiro do clube enviou, no último domingo (23), um requerimento à mesa do órgão pedindo a aposentadoria definitiva da camisa 10.


Clique, assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe centenas de benefícios!


A homenagem tem o objetivo de mostrar que o Santos está aliado ao Rei do Futebol na luta contra um câncer no cólon.


Autor do requerimento, o conselheiro eleito Francisco Calmon de Britto Freire entende que já passou da hora de o Santos tomar essa atitude com o objetivo de perpetuar a importância do maior jogador de todos os tempos para futuras gerações.


"Nove entre dez pessoas que habitaram o planeta Terra nas últimas seis décadas, vendo uma camisa branca com o número 10 nas costas, lembram do Rei Pelé, pouco importando o time para o qual torça e o que estiver estampado na parte da frente dessa camisa", justifica Freire.


"Mas acontece que de alguns anos para cá temos visto uma grande mudança na numeração dos clubes de futebol, e no Santos não é diferente. O tradicional, de 1 ao 11, já faz parte do passado. Hoje os titulares costumam atuar com camisas de número 34, 30, 99 e por aí vai. É nítido o processo de esquecimento da mística da camisa 10 em todos os times. Porém, no Santos ela não pode ser esquecida, pois é a camisa do Pelé, o jogador que tornou a camisa 10 mais importante que as demais”, acrescenta.


Para embasar o argumento, Freire fez um levantamento de quantas vezes a camisa de número 10 foi usada pelo Santos ao longo de todo o ano de 2021 - considerando a reta final da temporada 2020 e o calendário 2021.


"Ao todo, foram 81 jogos e em apenas 14 deles o número 10 do Santos começou como titular", salienta.


Ainda acordo com Britto, ao tomar essa atitude, os futuros apaixonados vão se questionar sobre os motivos que fazem o Santos não ter um camisa 10 no time e consequentemente tomarão conhecimento de todos o feitos pelo Rei do Futebol.


"Acredito, inclusive, que desta forma, fazendo várias ações de marketing, a camisa 10 passaria a ser ainda mais vendida do que já é e do que as demais. Além disso, é muito importante que essa homenagem seja feita em vida ao Pelé".


O requerimento de Britto já foi recebido pela mesa do Conselho nesta segunda-feira (24) e será colocado em votação numa futura reunião do órgão, em data a ser definida.


Logo A Tribuna
Newsletter