O atacante Gabigol executa teste de força e potência na academia do CT Rei Pelé (Raul Baretta/Santos FC) Após 21 dias de férias, o elenco do Santos se reapresentou na tarde desta segunda (22) para iniciar a intertemporada no CT Rei Pelé, visando os compromissos do segundo semestre. Divididos em grupos, os jogadores iniciaram uma série de exames médicos, físicos e avaliações fisiológicas no Centro de Excelência em Prevenção e Recuperação de Atletas de Futebol (Cepraf). Os testes serão finalizados nesta terça (23). “Fizemos uma divisão de sete subgrupos com quatro atletas cada para conseguir realizar todas as avaliações entre hoje (segunda) e terça. Mesmo com os testes, já tem gente treinando no campo, obviamente seguindo uma sequência gradual. Como os jogadores tiveram mais de duas semanas de descanso, nós estamos realizando praticamente todas as avaliações que fizemos no início do ano", disse o coordenador do Núcleo de Saúde do Peixe, Rodrigo Zogaib. O médico enumerou a série de testes que os atletas serão submetidos nestes dois primeiros dias. "O protocolo abrange as áreas de medicina, fisioterapia, fisiologia, preparação física, nutrição, odontologia, e oftalmologia. São testes de força, potência, resistência, saltos, termográficos e aferição de pregas cutâneas, percentuais musculares e de gordura, avaliação ultrassonográfica da camada de gordura, e ergoespirometria, além dos exames sanguíneos e das avaliações clínicas pelos médicos e nutricionistas”. Recuperados de lesões João Schmidt, Thaciano e Gabriel Menino, recuperados de lesões musculares sofridas antes da pausa para a Copa do Mundo, iniciaram transição física no gramado. A programação da semana prevê sessões de treinamento em dois períodos nesta terça (23), quarta (24), quinta (25) e sexta (26). No sábado (27) e domingo (28), os trabalhos acontecerão no período da manhã. Com o primeiro jogo oficial marcado para o dia 21 de julho, contra o Universidad Central, em Caracas, na Venezuela, pela partida de ida dos playoffs da Copa Sul-Americana, Zogaib comemorou o tempo maior para preparar o elenco clínica e fisicamente para o segundo semestre. Além da Sul-Americana, o Santos terá pela frente as disputas do Brasileirão e da Copa do Brasil. “Por conta da Copa do Mundo, o Paulista começou muito cedo neste ano, com apenas oito dias de pré-temporada. Não tivemos tempo de trabalhar melhor os atletas. Então o índice de lesão entre abril e maio foi maior no Brasil em comparação com anos anteriores. E isso não foi só no Santos, mas todos os clubes. Agora, com esses mais de 20 dias de tempo de intertemporada, vamos conseguir fazer um preparo um pouco mais adequado, evitando o excesso de lesões. Apesar que teremos um intervalo médio de três a seis dias entre um jogo e outro até o fim da temporada, o que também é bem apertado”, concluiu Zogaib.