Santistas levam a melhor no Circuito Paulista de Skate

Prova da modalidade street aconteceu neste sábado, no Emissário Submarino, em Santos

O Circuito Paulista de Skate desembarcou neste fim de semana, em Santos, na pista Alexandre Magno Chorão, praia do José Menino, com participantes de várias cidades do estado. E no primeiro dia de disputas, na street colegial, para atletas de até 18 anos matriculados na rede de ensino, os santistas se deram bem em três das quatro categorias: Nathaly da Silva, no feminino; Marcelo Sampaio, na sub 14 (até 14 anos); e Nicolas Chafick, na sub 11. Na sub 18, a vitória foi de Pedro Oliveira, de São Vicente. 

A pista de street é composta por obstáculos como escadas, bancos, corrimões, trilhos e rampas, onde os praticantes executam as manobras. Quanto mais radicais e técnicas elas forem, ou seja, quanto maior o grau de dificuldade, maior é a nota dada pelos juízes. Cada atleta teve direito a três apresentações de 45 segundos, valendo a melhor volta para a pontuação final. 
Segundo Lázaro Zeferino, da comissão organizadora, o formato da competição escolhido pela Federação Paulista de Skate deixou o evento dinâmico. "É bom para os atletas, que têm mais oportunidade de acertar as manobras, assim como para o público que assiste o show", explica.

Neste domingo é vez da prova de banks, no mesmo local, que vai reunir as categorias máster (35 a 39 anos), grand máster (40 a 44) e legend (45 a 50). As inscrições são gratuitas e devem ser feitas na pista das 9h30 às 10h00. As disputas se iniciam às 10h com a categoria master, que vai até meio dia. Das 12h às 13h30 é a vez dos grand masters e das 13h30 às 15h00 os legends. A premiação acontece 30 minutos após o término das disputas.

O evento é realizado pela ONG Progresso e Governo do Estado de São Paulo por meio da Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude. É homologado pela e Federação Paulista de Skate. Conta com o apoio da Surf Trunk e da Prefeitura de Santos através da Secretaria de Esportes (Semes) e da Fundação Pro-Esporte (Fupes).