EDIÇÃO DIGITAL

Sexta-feira

6 de Dezembro de 2019

Portuguesa Santista celebra 102 anos de história com solenidade e festa

Bandeira hasteada no Monte Serrat, homenagem a Adelino Lopes e almoço com churrasco fazem parte das comemorações do aniversário da Briosa

Tradicional clube do estado de São Paulo com um histórico de projeção até mesmo fora do País, a Portuguesa Santista comemora 102 anos de fundação nesta quarta-feira (20). As celebrações do aniversário da Briosa se iniciaram na noite desta terça (19) e seguem até o final do dia.

Na manhã desta quarta, assim como acontece desde 2017, ano do centenário, a bandeira do clube rubro-verde foi hasteada no topo do Monte Serrat, em solenidade que contou com a presença do presidente Carlos Ribeiro e demais membros que compõem a nova diretoria.

Antes disso, na noite de terça-feira, houve uma sessão solene, na sala do Conselho Deliberativo, no Estádio Ulrico Mursa. Nela, o ex-presidente Adelino Lopes foi homenageado. Já na tarde desta quarta, as comemorações seguem no salão social, com almoço e churrasco.

História

No dia 20 de novembro de 1917, imigrantes portugueses deram vida, em Santos, à Associação Atlética Portuguesa. De lá para cá, a Briosa se desenvolveu uma longa história com o futebol. Em 1941, ao lado do Juventus, da Mooca, a Portuguesa fundou a Federação Paulista de Futebol (FPF). 

Desde 1959, o clube rubro-verde detém a Fita Azul, título criado para homenagear times que faziam excursões ao exterior com sucesso. Este ano, faz 60 anos que a Briosa venceu os 15 amistosos disputados na África do Sul.

Onde craques foram revelados

Diversos jogadores formados e revelados pelo clube ganharam destaque inclusive internacionalmente. É o caso de Tim, Argemiro e Marco Antônio, por exemplo, que jogaram Copas do Mundo pela seleção brasileira. E, claro, do argentino Beristain, ídolo da Portuguesa Santista.

Beristain ajudou a Briosa a ter o melhor ataque do Campeonato Paulista de 1940, com 57 gols. Máquina de tentos, ele fazia todos os grandes clubes de vítima e fazia lotar os estádios pelos quais passava.

Começando 2020

A Portuguesa começou a preparação para a disputa da segunda temporada consecutiva na Série A-2 do Campeonato Paulista. Nesta terça-feira, os jogadores se reapresentaram e já treinaram, sob comando do técnico Sérgio Guedes.

O elenco ainda não está fechado, mas atletas que têm contrato vigente com a Briosa participam das atividades visando a temporada de 2020. Um deles é Tufa, que voltou de empréstimo do Remo. Rayllan, Rômulo e Gabriel Marinho se recuperam de lesão.

Tudo sobre: