Do BNH Aparecida para o mundo, Emerson Palmieri realiza sonho com conquista da Champions

Ex-lateral do Santos chega ao ápice da carreira aos 26 anos e comemora feito do Chelsea sobre o Manchester City

Por: Fúlvio Feola  -  02/06/21  -  07:45
  Título veio após vitória contra o Manchester City na decisão
Título veio após vitória contra o Manchester City na decisão   Foto: Reprodução/Twitter

Do BNH Aparecida para o mundo, mas sem se esquecer de suas raízes, o lateral-esquerdo Emerson Palmieri celebra desde o último sábado a conquista mais importante de sua carreira: a Liga dos Campeões da Europa. O Chelsea, clube que defende desde 2018, venceu o Manchester City por 1 a 0, em Portugal, faturou o bicampeonato e teve como uma de suas armas na campanha o jovem nascido em Santos e eternamente grato ao Peixe, clube que o revelou ao futebol.


Clique e Assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe acesso completo ao Portal e dezenas de descontos em lojas, restaurantes e serviços!


Em entrevista exclusiva para A Tribuna, o atleta de 26 anos conta que ganhar a Champions era um sonho desde criança e realizá-lo pode ser classificado como o ápice da carreira. "Nove em cada dez meninos que começam a jogar futebol sonham em, um dia, conquistar a Champions. Mas a distância entre sonho e realidade é muito grande. Aos poucos, vai caindo a ficha sobre o tamanho dessa conquista. Disputar já é prazeroso, mas conquistar é o ápice da carreira de um atleta".


Nascido em 3 de agosto de 1994, em Santos, e criado no BNH Aparecida, Emerson foi revelado no Peixe e ganhou diversos títulos nas categorias de base. Em 2011, se tornou atleta profissional, mas ainda seguia disputando torneios com os garotos que buscavam um lugar ao sol no futebol profissional. Chegou a atuar pelo tiime sub-20 do Alvinegro e faturou a Copa São Paulo de Futebol Júnior, em 2013.


Nessa época, o técnico Muricy Ramalho gostou do que viu e trouxe o lateral para o time profissional de forma definitiva, o que torna seu carinho pelo clube imenso. "No Santos foi onde tudo começou. Tenho muita gratidão, carinho e torcida. Sou muito grato por tudo que o Santos fez por mim e por todo o suporte que me deu no início da carreira. A partir do Santos eu pude conhecer o mundo e jogar em alto nível".


Em 2014, Emerson foi emprestado para o Palermo, da Itália, onde ficou por uma temporada. Chegou a retornar ao Santos, mas em seguida voltou ao continente europeu, só que para defender a Roma e por lá permaneceu até janeiro de 2018, quando assinou contrato de quatro anos e meio com o Chelsea e fez as malas rumo à Inglaterra. Uma decisão que, tempos depois, permitiu a ele ganhar o torneio mais importante de clubes do mundo.


Na Champions desta temporada, o ex-santista foi relacionado em todas as partidas pelos técnicos Frank Lampard, que comandou o time na primeira fase, e Thomas Tuchel, que assumiu o Chelsea na reta final. Acabou utilizado em seis jogos e se destacou na volta das oitavas de final, quando os ingleses venceram o Atlético de Madrid por 2 a 0. Nesse jogo, Emerson anotou o 2º gol do time londrino e selou a classificação.


Questionado sobre o nível técnico da competição, o atleta admitiu que o futebol praticado na Champions é especial. "Há um alto nível físico e técnico. É a competição que junta os melhores jogadores e os maiores clubes do mundo. São partidas que exigem 100% do físico, do mental e da técnica. Com qualquer desatenção ou relaxamento, você é punido com a derrota. O nível da competição comprova tudo isso".


Histórico


Emerson Palmieri é o quarto Menino da Vila a conquistar a Liga dos Campeões da Europa e recebeu os parabéns do Peixe nas redes sociais pelo feito, logo após o apito final da decisão de sábado. Juary e Bruno Moraes venceram a competição pelo Porto, respectivamente nos anos de 1987 e 2004, e Neymar faturou pelo Barcelona, em 2015.


  Emerson no período em que defendeu o Santos
Emerson no período em que defendeu o Santos   Foto: Ricardo Saibun/Santos FC

Seleção italiana e Eurocopa


Emerson Palmieri tem dupla cidadania desde 2017, optou por atuar pela seleção italiana e, um dia após vencer a Champions, teve mais um motivo para comemorar: foi convocado pelo técnico da Azzurra, Roberto Mancini, para a disputa da Eurocopa.


O principal torneio de seleções do Velho Continente começará no próximo dia 11, com o duelo entre Itália e Turquia, no Estádio Olímpico de Roma. O jogador fala com orgulho sobre a alegria de defender a Squadra Azzurra. "Representar a seleção italiana é sempre motivo de orgulho e prazer. Estar convocado para um grande torneio como a Eurocopa me deixa ainda mais orgulhoso".


Após a Itália ficar de fora da última Copa do Mundo, em 2018, Mancini comanda um trabalho de reestrutução da equipe e o ex-santista tem sido nome constante nas últimas convocações. Fazer uma boa campanha é prioridade, para recolocar os italianos entre os grandes.


"Esperamos seguir o bom trabalho que estamos fazendo e chegar em alto nível para brigar com igualdade com as outras seleções. Temos um excelente grupo e chegamos confiantes à Eurocopa para fazermos uma boa campanha".


  Emerson foi convocado para disputar e Eurocopa
Emerson foi convocado para disputar e Eurocopa   Foto: Reprodução/Twitter

Logo A Tribuna
Newsletter