CBF diz que vai traçar linhas do VAR ao vivo a partir da próxima rodada do Brasileirão

Objetivo é explicar melhor casos de impedimento na competição

Por: Redação  -  23/06/22  -  09:33
Wilson Seneme, presidente da Comissão de Arbitragem da CBF, admite que a última rodada foi ruim
Wilson Seneme, presidente da Comissão de Arbitragem da CBF, admite que a última rodada foi ruim   Foto: Lucas Figueiredo/CBF

O presidente da Comissão de Arbitragem da CBF, Wilson Seneme, afirmou nesta quarta-feira (22) que a partir da próxima rodada do Campeonato Brasileiro as linhas de impedimento do VAR serão traçadas ao vivo e exibidas nas transmissões dos jogos. A novidade, inicialmente, será testada na Série A.


Clique, assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe centenas de benefícios!


"A gente vai disponibilizar a construção da linha do impedimento na transmissão ao vivo. Não vai mais enviar a foto da jogada para a transmissão colocar na sequência. A gente entende que quando as pessoas que estão acompanhando a transmissão começarem a acompanhar a construção da linha, vão entender melhor o final dela”, disse Seneme.


A CBF também afirmou que vai publicar mais vídeos e áudios com os diálogos entre a cabine do VAR e os árbitros de campo. Até aqui, a entidade divulgava apenas vídeos dos lances revisados. Mas agora vai publicar também lances que deveriam ter sido checados e não foram pelo VAR.


Outras medidas a serem tomadas estão o treinamento em simuladores de VAR, uma intertemporada para a arbitragem ao final do primeiro turno e a contratação de uma plataforma para que todos os árbitros e assistentes tenham acesso às próprias estatísticas a cada rodada. Além disso, a médio prazo os árbitros deverão decidir se querem atuar no campo ou como árbitro de vídeo.


Antes do anúncio, durante a oficialização da nova comissão, o presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues, discursou fazendo uma ‘defesa das críticas’. “A crítica constrói. Por isso, eu peço que os senhores debatam muito e façam as cobranças aos árbitros. Não estamos com fins de paternalismo”.


Causa
As novidades na arbitragem são anunciadas após um fim de semana de polêmicas no Campeonato Brasileiro. No jogo Internacional 2 x 3 Botafogo, o pênalti que resultou no primeiro gol dos gaúchos e na consequente expulsão do botafoguense Philipe Sampaio. Na partida Corinthians 1 x 0 Goiás, um pênalti controverso marcado a favor dos paulistas e outro ignorado para os goianos também foi alvo de questionamentos.


“A gente admite que foi uma semana ruim de arbitragem, mas não há relação deste evento com o que ocorreu”, disse Seneme. Segundo ele, o anúncio do programa de ações já vinha sendo planejado.


*com informações de ge.globo e estadão conteúdo


Tudo sobre:
Logo A Tribuna
Newsletter