Basquete rubro-negro teve atuação de gala na decisão, disputada em casa (Reprodução/X) Após duas derrotas nas últimas finais, o Flamengo finalmente conquistou o título da Champions League das Américas de Basquete (BCLA), vencendo o Boca Juniors por 83 a 57 neste sábado (19), no Ginásio do Maracanãzinho, no Rio de Janeiro. O time carioca dominou a partida desde o início e foi para o intervalo com uma vantagem confortável de 20 pontos (49 a 29). Embora o time argentino tenha tentado uma reação na segunda metade, o Flamengo manteve o controle e garantiu a vitória com os 16 pontos de Gui Deodato. Alexey, armador do Flamengo, foi eleito o MVP da competição. Com essa conquista, o Flamengo chega ao segundo título da BCLA e iguala o Quimsa, da Argentina, como maior vencedor do torneio. Mais cedo, na disputa pelo terceiro lugar, o Franca venceu o Instituto de Córdoba, também da Argentina, por 74 a 59, garantindo a medalha de bronze. Com a mudança de comando técnico no meio da temporada, o Flamengo, sob a direção do argentino Sergio Hernández, encerra sua participação na competição com a conquista de um título importante. O time se junta a Quimsa como os maiores campeões da BCLA, competição que já tem Franca e São Paulo como outros vencedores em seus seis anos de história. Já no Novo Basquete Brasil (NBB), a fase de classificação foi concluída no sábado. O Botafogo venceu o Bauru por 85 a 84, fora de casa, e o São Paulo superou o Brasília por 88 a 79, em casa. Com isso, os confrontos das oitavas de final já estão definidos, com jogos no sistema melhor de cinco partidas. Próximos jogos Minas (1º colocado) x Mogi (16º) Flamengo (2º) x Caxias (15º) Franca (3º) x Pato Basquete (14º) Brasília (4º) x São Paulo (13º) Bauru (5º) x Paulistano (12º) Pinheiros (6º) x Unifacisa (11º) União Corinthians (7º) x Corinthians (10º) Vasco da Gama (8º) x São José (9º) Os playoffs começam na terça-feira (22), com os primeiros confrontos entre Pinheiros e Unifacisa, e também entre Bauru e Paulistano.