Tamboréu comemora 85 anos em Santos

Esporte chegou ao Brasil em 1936, com os irmãos Donadelli e sobrevive com a mescla de experiência e juventude

Por: Redação  -  23/11/21  -  11:43
Iniciantes e veteranos se reúnem no Portuários para jogar e festejar a chegada do esporte ao Brasil
Iniciantes e veteranos se reúnem no Portuários para jogar e festejar a chegada do esporte ao Brasil   Foto: Mahteus Tagé/AT

A comunidade do tamboréu viveu um fim de semana especial. No último domingo, a Associação Nacional de Tamboréu (ANT) reuniu mais de 100 praticantes para celebrar os 85 anos da modalidade, que, no Brasil, teve os primeiros jogos disputados em Santos. O evento foi realizado no Portuários.


Clique, assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe centenas de benefícios!


“O tamboréu é um esporte que se renova. No domingo, tínhamos desde alunos da escolinha até veteranos jogando”, conta Maurício Fernandes, diretor-técnico e coordenador de escolinhas da ANT.


Em quadra, foram realizados desafios especiais. Houve um duelo entre os times Experiência (atletas com mais de 39 anos) e Juventude (atletas com menos de 39 anos). Em uma melhor de cinco, a Juventude venceu por 3 a 2.


Também foi realizado um festival na categoria australiana, no qual as duplas do formato tradicional foram substituídas por dois times com cinco jogadores cada.


Homenagem
Um dos momentos mais especiais da confraternização foi a entrega simbólica de uma placa a Mário Alves de Araújo. Aos 100 anos de idade, vivendo no Rio Grande do Sul, ele foi um dos primeiros a jogar tamboréu no Brasil. Morando em Santos na época da chegada do esporte ao Brasil, em 1936, Araújo tem o respeito dos santistas até hoje. “Ele está lúcido. Fizemos uma live com ele recentemente e vamos mandar a premiação para ele assim que for possível. O Mário trabalhava com café e disputou as primeiras partidas de tamboréu em Santos”, explica Maurício, lembrando que a modalidade foi trazida da Itália pelos irmãos Donadelli.


Logo A Tribuna
Newsletter