Catarinense leva o título em prova nas escadarias do Morro do Pacheco, em Santos

Lucas Borba foi mais rápido neste domingo (10), ao descer os 514 degraus da prova

Por: Atribuna.com.br com informações de ge.globo  -  10/03/24  -  18:37
Mais veloz na descida dos 514 degraus, Lucas se sagrou campeão depois de ser vice em três ocasiões
Mais veloz na descida dos 514 degraus, Lucas se sagrou campeão depois de ser vice em três ocasiões   Foto: Vanessa Rodrigues/AT

Lucas Borba foi coroado o campeão da Descida das Escadas de Santos, competição de ciclismo downhill urbano. Neste doningo (10), o catarinense voou nos últimos metros para conquistar seu primeiro título no Morro do Pacheco depois de ser vice em três ocasiões. O piloto estava em segundo lugar nas duas primeiras parciais, mas arrancou para superar Bernardo Cruz por menos de um décimo de segundo (0s089).


Clique aqui para seguir agora o novo canal de A Tribuna no WhatsApp!


“Estou muito feliz. Sempre falei que tinha uma pendência a tratar em Santos. Foi um fim de semana maravilhoso, liderando todas as fases. Estar aqui com toda essa galera... Para mim, essa é uma das corridas mais difíceis. Volto para casa muito feliz com esse resultado”, disse Lucas.


Lucas Borba confirmou o favoritismo no Morro do Pacheco, que voltou a receber a Descida das Escadas de Santos pela primeira vez desde a pandemia do coronavírus. Na última semana, o catarinense venceu a prova de Valparaíso, no Chile, mais longa prova de downhill urbano do mundo.


Como foi
Dos 80 pilotos que participaram da Descida das Escadas de Santos, 12 se classificaram para as semifinais de ontem. Recordista da prova e campeão de 2018, Gabriel Giovannini perdeu a corrente logo no início da descida e acabou fora do top 5 finalista. O equatoriano Mario Jarrin, campeão de 2011, também parou na semi. Só brasileiros avançaram para a disputa do título. Mais veloz da classificatória, Lucas Borba novamente liderou (59s044). O catarinense foi seguido por Bernardo Cruz (59s545), Walace Miranda (59s858), Bruno Silva (1m00s427) e Lucas Silva (1m02s236).


Na bateria final, Bernardo deu show e foi o primeiro piloto a baixar dos 59 segundos neste fim de semana, assumindo a liderança. Lucas Borba estava atrás nas duas primeiras parciais. Parecia que o catarinense iria bater na trave pela quarta vez na Descida das Escadas de Santos, só que o favorito voou na terceira e última parcial para arrancar a vitória por menos de um décimo de segundo.


Logo A Tribuna
Newsletter