Caratê de Santos perde Masahiro, filho do mestre Shinzato

Mais velho dos oito filhos de Yoshihide Shinzato, ícone do caratê, ele morreu nesta quinta-feira (11), aos 73 anos

Por: ATribuna.com.br  -  12/04/24  -  18:23
Nono dan de caratê, ele foi o responsável por dar prosseguimento ao trabalho do pai, que faleceu em 2008
Nono dan de caratê, ele foi o responsável por dar prosseguimento ao trabalho do pai, que faleceu em 2008   Foto: Divulgação

Mais velho dos oito filhos de Yoshihide Shinzato, ícone do caratê, Masahiro Shinzato morreu nesta quinta-feira (11), aos 73 anos. Nono dan de caratê, ele foi o responsável por dar prosseguimento ao trabalho do pai, que faleceu em 2008.


Professor da modalidade há 60 anos, Masahiro era formado em Matemática e Direito. Além da atuação no campo esportivo, foi comerciante. Deixa a esposa e três filhos.


“Ele era a maior autoridade do estilo Shorin-ryu na América do Sul. Começou dando aulas com o pai e foi presidente da Federação de Caratê Shorin-ryu no Brasil e América”, conta o advogado Rogério Bassili, aluno e amigo de Masahiro.


“Estamos falando de um cara maravilhoso, paizão, parceiro. Era filósofo e estudioso. Falava e escrevia o japonês okinawano. Nasceu em Okinawa e veio para cá aos 7 anos. Como competidor, ganhou muitos títulos, foi campeão brasileiro e paulista”, conta Bassili.


A Academia Shinzato foi fundada em 1962 em Santos por Yoshihide. Ele começou dando aulas para os conterrâneos. Aos poucos, sua popularidade cresceu e ele resolveu montar uma academia.


Hoje, a academia tem filiais no Brasil e no exterior. Mais de 12 mil alunos já passaram por ela.


Logo A Tribuna
Newsletter