EDIÇÃO DIGITAL

Sexta-feira

22 de Novembro de 2019

Zagueira santista é convocada pela primeira vez para a Copa do Mundo feminina

Kathellen, de 23 anos, nasceu e foi criada na Baixada Santista. Hoje, ela joga na França e vai representar a seleção brasileira feminina no Mundial: 'Estou sem acreditar'

A Baixada Santista estará bem representada na Copa do Mundo de Futebol Feminino de 2019, que será disputada na França entre junho e julho. A zagueira Kathellen é uma das 23 jogadoras escolhidas pelo técnico Vadão para defender o Brasil no mais importante torneio feminino entre seleções do mundo.

Nascida em Santos e criada em São Vicente e Cubatão, a atleta vai para sua primeira Copa. Em janeiro deste ano, logo após sua quinta convocação para vestir a camisa canarinho, a defensora do Girondins de Bordeaux, da França, revelou que sonhava até mesmo acordada com a possibilidade de competir o Mundial.

"Acabei de sair do treino. Estava entrando no vestiário para tomar banho e me trocar e minha colega de time falou 'parabéns pela convocação'. Eu meio que não tinha entendido, e falei: 'o quê?'. E ela: 'você foi convocada!'. Fiquei com uma cara que era a mistura do emoji apaixonado e o emoji impressionado. Eu disse: 'mentira!' e até agora estou assim", contou ela a A Tribuna On-Line. "É uma felicidade imensa, mas estou sem acreditar que eu vou poder defender meu país em uma Copa", acrescentou.

Kathellen nunca atuou por um clube brasileiro e fez sua carreira no futebol internacional. A zagueira foi bem jovem para os Estados Unidos para jogar e estudar. Em 2018, em seu último ano no futebol universitário norte-americano, ela chamou a atenção do Bordeaux, assinou o primeiro contrato profissional com o clube e está lá desde então.

A santista é novidade em uma lista convocatória recheada de nomes bastante conhecidos. Jogadoras veteranas como as atacantes Marta e Cristiane e a meia Formiga, que completou 41 anos em março e extendeu seu vínculo com o Paris Saint-Germain recentemente, disputam mais uma Copa do Mundo.

Caso haja baixas por conta de lesões, a lista pode ser modificada até o próximo dia 26. No dia 22, a seleção brasileira viaja para Portimão, no sul de Portugal, onde ficará por duas semanas para um período de preparação para a Copa. A delegação embarca para França no dia 5.

A Copa do Mundo feminina será realizada entre 7 de junho e 7 de julho. O Brasil compõe o Grupo C da competição junto com Austrália, Itália e Jamaica. As brasileiras debutam no torneio no dia 9 de junho, contra as jamaicanas. A partida será em Grenoble, e terá transmissão ao vivo da Globo às 10h30 (de Brasília).

Confira a lista de convocadas para a Copa do Mundo de Futebol Feminino 2019:

Goleiras: Aline Reis (Tenerife-ESP), Bárbara (Avaí/Kindermann) e Letícia (Corinthians);

Zagueiras: Erika (Corinthians), Kathellen (Bordeaux-FRA), Mônica (Corinthians) e Tayla (Benfica-POR);

Laterais: Fabiana (Internacional), Letícia Santos (Sportclub Sand-ALE), Tamires (Fortuna-DIN) e Camila (Orlando Pride-EUA);

Meio-campistas: Andressinha (Portland Thorns-EUA), Formiga (Paris Saint-Germain-FRA), Adriana (Corinthians) e Thaisa (Milan-ITA);

Atacantes: Bia Zaneratto (Hyundai Red Angels-KOR), Cristiane (São Paulo), Raquel (Huelva-ESP), Debinha (North Carolina-EUA), Geyse (Benfica-POR), Ludmilla (Atlético de Madrid-ESP), Marta (Orlando Pride-EUA) e Andressa Alves (Barcelona-ESP).

Tudo sobre: