EDIÇÃO DIGITAL

Segunda-feira

9 de Dezembro de 2019

Simpósio de Direito Desportivo e Gestão do Esporte é realizado em Santos

Evento, que tem inscrição gratuita, contará com palestras e debates; Veja como participar

Especialistas de todo o Brasil estarão reunidos nesta quinta e sexta-feira (21 e 22) em Santos para mais uma edição de um evento que tem o esporte como tema central. O VI Simpósio de Direito Desportivo e Esporte da Baixada Santista e o IV Encontro de Gestão Esportiva serão realizados paralelamente na Universidade Santa Cecília (Unisanta) e têm inscrição gratuita e aberta ao público em geral.

Grandes nomes do meio esportivo, como o ex-jogador do Santos Renato Florêncio, hoje executivo de futebol do clube alvinegro, debaterão e irão expor suas visões sobre os mais variados assuntos.

"Realizamos cinco edições do Simpósio e o sucesso foi tão grande que ele já faz parte do calendário dos eventos aqui no Estado de São Paulo. E, desde 2016, agregamos à programação o Encontro de Gestão Esportiva. Vamos novamente receber palestrantes de renome e tenho certeza que, quem comparecer, terá acesso a conhecimentos importantes sobre todos os temas que serão abordados", disse o dr. Rafael Cobra de Toledo Piza, advogado especialista em Direito Desportivo e que organiza o Simpósio desde sua primeira edição, em 2014.

As inscrições podem ser realizadas diretamente no local, momentos antes da abertura dos trabalhos, nos dois dias de sua realização.

Confira a programação completa:

Data: 21/11 (quinta-feira)
Local: Universidade Santa Cecília – Auditório Bloco E (4ª andar)
Rua Cesário Mota, 8 – Boqueirão

18h30 – Solenidade de abertura

19 horas – Mesa redonda: Esporte como ferramenta de desenvolvimento social
Debatedores: Carlos Farrenberg (atleta paralímpico), Israel Stroh (atleta paralímpico), Hugo Duppre (presidente da Fupes), Junior Faria (ex-atleta profissional de surf) e Professor João Carlos (diretor de Esportes da Unisanta)
Moderador: Antonio Marcos (jornalista do Grupo Tribuna)

Data: 22/11 (sexta-feira)
Local: Universidade Santa Cecília – Consistório Bloco M
Rua Oswaldo Cruz, 277 – Boqueirão

8h30 – Painel 1: Desafios na formação desportiva
Presidente: Tarcísio Bresciani (Bresciani & Almeida Advogados Associados e vice-presidente da Comissão de Direito Desportivo da OAB Santos)
Expositores: Renato Florêncio (ex-atleta; executivo de Futebol do Santos FC), Deivid de Souza (ex-atleta; CEO da Deivid Sports e responsável pelas categorias de base do Jabaquara AC) e Silvana Trevisan (Fundação Edmilson e consultora do Sindicato dos Atletas Profissionais do Estado de São Paulo)

10h30 – Painel 2: Sociedades Anônimas x Clube Associativo – prós e contras
Presidente: Marcio Cruz (MCA Advocacia Desportiva e membro da Comissão de Direito Desportivo da OAB Santos).
Expositores: Alexandre Dias Bortolato (Bortolato Advogados e consultor do IFBB), Alexandre Miranda (CSMV Advogados e FIFA Master) e Roberto de Palma Barracco (IBN Sports e membro da CNRD/CBF)

14h30 – Painel 3: Match Day – Marketing e Comunicação na geração de receitas aos clubes
Presidente: Vinicius Morrone (doutorando em Economia das Organizações pela USP)
Expositores: Ary Rocco (vice-presidente da ALGEDE e diretor da Abragesp), Marcelo Frazão (gerente de Comunicação e Marketing do Santos FC) e Fernando Fleury (professor da CBF Academy e da Trevisan Escola de Negócios)

16h30 – Painel 4: Impactos do novo RSTP/FIFA no mercado do futebol
Presidente: Rafael Cobra de Toledo Piza (Cobra & Gazolla Sociedade de Advogados e presidente da Comissão de Direito Desportivo da OAB Santos)
Expositores: Luiz Marcondes (Benicio Advogados e presidente do IIDD), Felipe Macedo (LL.M. em Leis Esportivas Internacionais pela St John’s University/EUA) e Felipe Crisafulli (Mestre em Direito Constitucional pela Universidade de Coimbra/Portugal)

Tudo sobre: