EDIÇÃO DIGITAL

Sexta-feira

19 de Julho de 2019

Santos recebe seminário nacional sobre mudanças no futebol feminino do Brasil

Com organização do projeto Fut Delas, o evento será no início de agosto e terá como palestrantes figuras importantes da modalidade; Veja como se inscrever

O futebol feminino vai virar debate em Santos, em agosto, entre os dias 2 e 3, quando a cidade receberá o I Seminário Nacional "Impacto de Mudanças do Futebol Feminino no Brasil". Com organização do projeto Fut Delas, o evento será no anfiteatro da Universidade Metropolitana de Santos (UNIMES) e terá como palestrantes figuras importantes de várias áreas da modalidade.

A ex-zagueira da seleção brasileira e atual coordenadora de futebol feminino na Federação Paulista de Futebol (FPF), Aline Pellegrino, é uma das convidadas. Ela abre o segundo dia de seminário contando como é a gestão esportiva da modalidade na entidade que rege o futebol do estado de São Paulo. Além dela, o supervisor de futebol feminino do São Paulo, Amauri do Nascimento, também vai palestrar.

Idealizadora do evento, a educadora física Luana Paula Silva está a frente do Fut Delas, projeto que surgiu em 2016 visando formar jogadoras de futebol e fomentar a prática do esporte na Baixada Santista. Juntar personalidades que ajudam no desenvolvimento da categoria para um amplo debate sobre o assunto era um desejo antigo da treinadora, que dá aulas de futebol para meninas e mulheres no Brasil Futebol Clube, em Santos.

"A expectativa é grande para a realização do seminário. Estamos em ano de Mundial da modalidade e muita coisa boa está acontecendo, como o apoio da mídia, com a transmissão dos jogos em TV aberta, grandes empresas apoiando e patrocinando. Com certeza, esse evento vai trazer muita informação. Estou bem motivada. A ideia é fazer com que as pessoas saiam de lá ricas em informação e que haja troca de networking", disse Luana à Tribuna On-Line.

A carência de eventos que abordassem temáticas ligadas ao futebol praticado entre mulheres levou a educadora física a planejar as palestras. "Não tínhamos algo aqui para promover e capacitar profissionais que trabalham com o futebol feminino, estudantes e pessoas que querem aprender sobre o esporte, que é justamente o público que a gente vai atender. Vai ser um evento inédito", afirmou.

Inscrições e programação

As inscrições para participar do I Seminário Nacional "Impacto de Mudanças do Futebol Feminino no Brasil" estão abertas a partir desta segunda-feira (3). O convite para os dois dias de evento custam a partir de R$ 125. Para garantir presença, basta acessar este link e realizar a inscrição. Confira, abaixo, a programa completa do seminário:

Dia 2 de agosto (sexta-feira)

18h00 - Credenciamento

18h30 - Solenidade de Abertura

19h00 - Armineyde Abtibol - (Graduada em Direito, Pós Graduada em Direito Desportivo especializada em Futebol Feminino, Diretora Jurídica do Clube Iranduba da Amazônia)

Palestra 1: "Futebol Feminino: Do fomento a profissionalização"

20h00 - Cláudia Kessler  - (Doutora em Antropologia Social pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS); mestre em Ciências Sociais, Bacharel em Jornalismo e em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Palestra 2: "São tudo sapatão": os efeitos dos estereótipos de gêneros e sexualidades desviantes no futebol de mulheres" 

21h00 - Daniele Mendes -  (Graduada em Educação Física pela Faculdade Mauá de Brasília - DF, Graduada em Logística - Uniprojeção -Taguatinga -DF, Curso de Formação de Treinadores de Futebol Feminino FIFA/CBF, atualmente coordenadora do Orlando City Soccer School -Brasília)

Palestra 3: "Formação e Base no Futebol Feminino"

Dia 3 de agosto (sábado)

8h30 - Credenciamento

9h00 - Aline Pellegrino - (Graduada em Bacharelado e Licenciatura em Educação Física - Uni Sant'ana, Curso Gestão de Futebol CBF, Cursando Pós Graduação em Gestão do Esporte - Centro Universitário SENAC - Atualmente Diretora de Futebol Feminino da Federação Paulista de Futebol, Diretora da Atletas pelo Brasil, Representante FIFA Legends, Consultora Técnica da Conmebol)

Palestra 4: "Case: Gestão Esportiva do Futebol Feminino na Federação Paulista de Futebol"

10h00 - Renata Botelho - (Graduada em Educação Física - Unifesp); Mestre em Ciências da Saúde (UNIFESP); Aprimoramento  em Condicionamento Físico aplicado a prevenção cardiovascular primária e secundária (Instituto do Coração InCor); Pós Graduação em Treinamento Desportivo (CEFIT), Técnica Desportiva (Secretaria de Esportes de Santos - SEMES); Sócia Proprietária do Programa +Ativo

Palestra 5: "Avaliação do estresse psicofisiológico em atletas de Futebol Feminino"

10h45 - Coffee Break

11h00 - Sonia Roman - (Graduada em Psicologia, Especialista em Psicologia Clínica e do Esporte, Ex- Psicóloga do Departamento Profissional do Santos Futebol Clube e Departamento de Base)

Palestra 6: "Psicologia do Esporte"

12h00 - Almoço

13h00 - Cristina Lima - (Graduanda em Educação Física, Gestora Do Instituto Esportivo Estrela Nova, Técnica da Seleção Brasileira de  Futebol Masculina de Surdos)

Palestra 7:  "A inserção do Projeto Social para oportunizar a prática do futebol feminino"

14h00 -  Ana Lúcia/Dr.João Morin - (Comissão Técnica Sociedade Esportiva Palmeiras - Futebol Feminino Profissional)

Palestra 8: "Treinamento Integrado"

15h00 - Amauri do Nascimento - (Graduado em Educação Física Bacharelado e Licenciatura (UNIMES), Especialista em Gestão do Esporte Trevisan Escola de Negócios/Brunoro Marketing Esportivo; Atuou no Santos Futebol Clube - Departamento de Futebol Feminino; Confederação Brasileira de Futebol - Supervisor Convocado das Categorias Sub 17 e Sub 20 da Seleção Feminina. Atualmente Supervisor do Departamento de Futebol Feminino do São Paulo Futebol Clube.

Palestra 9: "Gestão Esportiva no Futebol Feminino - Case São Paulo Futebol Clube)

16h00 - Luana Paula - (Graduada em Educação Física Bacharelado e Licenciatura (UNIMES), Ex-Preparadora Física da Equipe Profissional de Futebol Feminino Sereias da Vila, Cursou Empreendedorismo SENAI/SP, e atual fundadora da Escola de Futebol Feminino Fut Delas)

Palestra 10: "Da Preparação Física ao Empreendedorismo no Futebol Feminino"

17h00 -  Encerramento