Santistas criam torneio de surfe online para arrecadar fundos para projeto social

Competição terá Alex Ribeiro e Deivid Silva, da elite mundial, como juízes, além de outros surfistas renomados

Por: Nathalia Perez  -  21/05/20  -  19:03
  Foto: Divulgação/Arquivo pessoal

Em meio à pandemia e diante da impossibilidade de realizar campeonatos presenciais, dois surfistas de Santos decidiram criar um torneio online de surfe sub-18, de categoria única, para, além de estimular a prática na Baixada Santista, levantar fundos para um projeto social.


Depois de idealizarem a Sell Surf, uma página no Instagram para revenda de pranchas e acessórios e interação entre a comunidade, Diego Musa Escuder, de 19 anos, e Victor Okumura, de 21, pensaram em lançar uma competição para arrecadar verba para o 'Ajudôu', iniciativa criada pelo campeão mundial de jiu-jitsu Caio Perondi e seu amigo Felipe Oliveira.


Com a repercussão da ideia do torneio virtual, surfistas da região que estão na elite mundial, como Deivid Silva e Alex Ribeiro, classificados para o CT deste ano, ficaram animados e serão os juízes da competição. Marcos Corrêa, Edgard Groggia, Júlia Santos, Caio Costa e Igor Moares, outros grandes nomes do surfe, também compõem a comissão avaliadora.


"A gente se inspirou no torneio Bico Branco, criado para os profissionais sem patrocínio de bicho, pro júnior e júnior. Está todo mundo abraçando o projeto. Futuramente, se tudo der certo, a gente pretende criar outros campeonatos maiores, com mais categorias, e até com ideias novas. Queremos passar esse torneio para a praia", conta Diego em contato com ATribuna.com.br.


Como participar


Atletas e praticantes de surfe da região nascidos até 2002 podem participar do torneio, que terá molde virtual e está com inscrições abertas até as 14h (de Brasília) desta sexta-feira (22), dia em que serão informadas as chaves, por meio de uma live no Instagram da Sell Surf, às 18h, e em que serão decididas as baterias.


Os participantes devem enviar até quatro vídeos com ondas surfadas no Brasil. A primeira competição virtual está marcada para as 20h desta sexta. Portanto, a primeira filmagem deve ser mandada antes disso, pelas mensagens do Instagram, no momento em que as baterias forem sorteadas.


Interessados em participar do campeonato devem enviar um e-mail para sell.surf13@gmail.com ou manifestar interesse por meio do perfil Sell Surf no Instagram. Depois, a organização pede que a pessoa siga os patrocinadores da competição nas redes sociais, que são os que aparecem na divulgação do evento:




É pedido, ainda, que os competidores façam uma doação, de qualquer valor, na 'vaquinha' online criada para arrecadar fundos para o projeto 'Ajudôu', que serão revertidos em cestas básicas. No entanto, esta etapa da inscrição é apenas recomendável, e não obrigatória.


"Os atletas que não conseguirem fazer a doação, a gente se propõe a fazer por eles. Nosso intuito não é deixar eles de fora, e sim ajudar eles e as famílias necessitadas desse projeto social", diz Diego.


Logo A Tribuna
Newsletter