Com os irmãos Salazar, Circuito Santista de Surf define campeões

Picuruta e Almir participam da etapa na Praia do José Menino, que apontará os melhores da temporada 2019

Com as presenças dos irmãos Almir e Picuruta Salazar serão definidos neste final de semana os campeões do Circuito Santista de Surf 2019. A segunda e última etapa, que aconteceria em dezembro, foi adiada e os 120 surfistas começam a competir hoje, a partir das 8 horas, na Praia do José Menino, no Quebra Mar. 

Representantes da Baixada Santista e do Litoral Norte caem na água para disputar os títulos em dez categorias: sub-10, sub-12, sub-14, sub-16 e sub-18 masculino, sub-18 feminino, longboard masculino e feminino, open masculino e master masculino. 

“A previsão é de ondas de um metro e meio com toda a combinação favorável para Santos. Ondulação de Sul, com ventos de Nordeste e Leste”, avisa Mauro Rabelé, vice-presidente da Associação Santos de Surf. 

Na briga pelo topo do pódio, os talentos da nova geração do litoral paulista poderão se inspirar em duas lendas do surfe santista, que também vão disputar esta etapa do campeonato. “O Almir Salazar vai correr na master e o Picuruta na longboard”, diz Rabelé. 

Os dez campeões ganharão blocos para confeccionar pranchas e cinco deles, ainda a serem definidos, receberão um prêmio extra. 

“Cinco categorias vão ser agraciadas com as obras de arte do Almir Salazar”, conta Rabelé, referindo-se ao renomado shaper santista, que divide o seu tempo entre o Brasil e a Europa. 

Hoje, a programação do Circuito Santista de Surfe vai das 8 horas às 16h30 e amanhã, das 8 horas às 16 horas, no Quebra Mar. “Tem uma garotada muito boa vindo competir. São futuros grandes nomes que vão aparecer no surfe brevemente”, atesta Rabelé. 

Em vantagem

Na briga pelos títulos das respectivas categorias, os vencedores da primeira etapa, realizada em outubro passado, entram em vantagem contra os rivais neste final de semana. 

São eles: Gustavo Ribeiro, de Itanhaém, na categoria open; Giovanni Ferranti, de Santos, na master; Gustavo Giovanardi, de Praia Grande, na sub-16, e o santista Vinicius Parra na sub-18. 

Daniel Duarte, de Bertioga, venceu as categorias sub-12 e sub-14, enquanto o santista Deryc Silva foi o campeão da sub-10. Kemily Sampaio, de Praia Grande, levou a categoria feminino. 

No longboard, Theo Cabeleira, de São Vicente, conquistou a etapa no masculino e a santista Gabriela Andrade foi a melhor no feminino. 

Tudo sobre: