Humorista vicentino encarna matriarca exigente para sabatinar candidatos à Prefeitura

Dona Berê é uma das sete personagens da Família Trololó, todos vividos pelo ator em sua plataforma

Por: Isabel Franson  -  30/10/20  -  19:34
Jair Moreira vive 'Dona Berenice'
Jair Moreira vive 'Dona Berenice'   Foto: Acervo Pessoal

Ao assumir a Prefeitura de São Vicente, a partir de 1º de janeiro de 2021, o prefeito ou prefeita estará definitivamente exposto a análises críticas da população calunga como líder do Executivo. Antes mesmo que isso aconteça, a dona de casa Berenice Trololó já se adiantou e conseguiu um tete a tete com todos os pleiteantes ao cargo.


Clique aqui e assine A Tribuna por apenas R$ 1,90. Ganhe, na hora, acesso completo ao nosso Portal, dois meses de Globoplay grátis e, também, dezenas de descontos em lojas, restaurantes e serviços!


Ao vivo, pelo seu canal do YouTube, a matriarca dessa família de sete pessoas entrevista toda semana os candidatos. E a simpática (e irritada) senhora não tem papas na língua para perguntas astuciosas sobre quem são e o que pretendem fazer pelo bem da cidade.


Clique aqui e assine A Tribuna por apenas R$ 1,90. Ganhe, na hora, acesso completo ao nosso Portal, dois meses de Globoplay grátis e, também, dezenas de descontos em lojas, restaurantes e serviços!


“Eu tô gostando muito de fazer esse quadro, porque consigo levar às pessoas a mensagem de que tenhamos consciência. É muito importante nosso voto. Nada de votar nulo, votar em branco... Eu descobri que somos nós quem tem de transformar a cidade, não é o político. Por isso que eu tenho observado, escutado... Pra fazer a escolha certa”, diz na dona Berenice.



Jair Moreira vive 'cidadã vicentina' que faz sabatinas com os candidatos à Prefeitura (Arquivo Pessoal)

Nos bastidores


Caindo no gosto dos vicentinos, com mais de 5 mil visualizações em cada live, Berenice na verdade é apenas uma das sete personagens atuais de Jair Moreira, ator vicentino de 32 anos apaixonado pela cidade e por teatro.


“Comecei aos 7, aqui nas oficinas culturais do município. Trabalhei em algumas companhias e viajei o Brasil atuando. Ainda jovem, criei meu próprio grupo – o Tartuffos Cênicos - e foquei meus projetos em escolas, sempre com mensagem de direitos humanos e defesa das minorias, mas numa linguagem jovem através do humor. Agora, depois de 15 anos, me reinvento”.


O projeto Família Trololó, reunindo ainda outros seis avatares do artista no canal do YouTube, foi lançado em meio à pandemia, justamente pela impossibilidade dos espetáculos presenciais. “Nunca tinha cogitado levar meu conteúdo para as redes sociais, mas por tudo que aconteceu esse ano sabia que as pessoas estavam precisando de arte e eu estava precisando criar”.


Sabatina dos candidatos


Planejado com semanas de antecedência para coincidir com o período eleitoral, o quadro Alô Berê inaugurou o canal com bate-papos incisivos entre a personagem e os concorrentes à Prefeitura de São Vicente. “Queria que as pessoas conhecessem o político. E se reconhecessem também nas atitudes. De quê adianta eu cobrar prefeitos, vereadores, se eu tenho ‘gato’ de energia em casa? Se eu jogo lixo na calçada e contribuo para entupir o bueiro da minha rua? A responsabilidade sobre a cidade é nossa, não deles. Eles estão ali para fazer a parte deles, mas nós também temos de fazer a nossa”.


Nesta sexta-feira (30), Berenice entrevista o último candidato ao Executivo: Kayo Amado (Podemos), às 20 horas. A partir da próxima semana, às terças e sextas, o programa convida também alguns dos quase 360 candidatos a vereadores em São Vicente.


“Tivemos um acesso e aceitação muita rápida por eles (candidatos à Prefeitura), achava que seria mais difícil. Apresentamos nosso trabalho, conversamos e explicamos tudo. Acredito que foram cativados pela proposta, diferente do comum. Para os vereadores, vamos selecionar um ‘top 20’ a partir de pesquisas de intenção de voto, pelos mais populares”.


Em 2020, o humorista concentrará na cidade as sabatinas de Dona Berê, mas para os próximos anos aspira ampliar ao pleito de outras cidades. “Amigos de Santos e até de São Paulo estão me pedindo para sabatinar seus candidatos. Seria incrível”.


Trabalho em equipe


Ator e diretor do espetáculo, Jair conta com patrocínio de comércios locais e colaboração de amigos para publicar os quadros semanais, que devem continuar após as eleições. “Ainda temos tantos outros personagens a explorar. Por isso, sou muito grato aos amigos Antônio Lima, na filmagem, Bruna Acácia pelos efeitos especiais, Caio Xavier na produção, Danny Pereira, edição, Giuseppe Tornatore, programador e Kevelin Salvador, social media. Todos eles são grandes parceiros de vida que o teatro me deu e nunca me deixaram desistir. Mesmo neste momento em que a arte ficou escassa”.


Para o grupo, a missão é fazer sorrir. Ainda que as máscaras encubram tal detalhe. “Vamos superar esses obstáculos e voltar a enaltecer nossa cultura, educação, vitórias”.


Além das próximas lives, todos os vídeos prévios podem ser conferidos na Plataforma Jair Moreira, nas redes sociais. Para breve, a Berenice, que se apresenta como uma ‘viajante do tempo’ prepara ainda um material sobre a história de São Vicente, a ser narrada por ela mesma no canal. “Não só da fundação da Vila, mas a respeito de tantos outros vicentinos e vicentinas incríveis, que merecem ser registrados e lembrados. ‘Nomear é fazer existir’. Vamos recuperar o orgulho da nossa gente”.


Logo A Tribuna