O segundo turno das Eleições 2022 está marcado para o dia 30 de outubro, domingo. Os cargos de governador e presidente serão disputados. Em São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos) e Fernando Haddad (PT) brigam pelo Palácio dos Bandeirantes. A presidência tem o embate entre Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Jair Bolsonaro (PL). Confira um tira-dúvidas sobre a votação.
Quem não votou no primeiro turno, poderá votar normalmente no segundo?
A resposta é sim. Quem não compareceu às urnas no primeiro turno pode votar normalmente no segundo, mesmo que ainda não tenha justificado a ausência. Para justificar, o eleitor tem 60 dias a partir da data do turno em questão para ir ao cartório eleitoral ou fazer o procedimento pelo sistema Justifica.
Quem estiver doente ou trabalhando e não puder votar, como pode justificar a ausência?
A chefe da 118ª Zona Eleitoral (ZE) de Santos, Michelle Lapa Cortegiano Molarino, explica que a justificativa pode ser apresentada no cartório após as eleições, não sendo obrigatório no dia do pleito. É importante levar documentos que justifiquem a ausência, como atestado ou laudo médico.
"Quem estiver doente no dia das eleições não precisa justificar no dia. Nascimento de filhos, falecimentos de pessoas da família. Em todos esses fundamentos, a justificativa pode ser apresentada no cartório após as eleições. Quem está fora do seu domicílio eleitoral precisa justificar no dia".
Haverá locais para voto em trânsito?
Sim. Apenas cidades com mais de 100 mil eleitores estão habilitadas para receber o voto em trânsito. Na Baixada Santista, quatro municípios entram na estatística: Santos, São Vicente, Praia Grande e Guarujá.
O voto em trânsito pôde ser solicitado até o dia 18 de agosto. É importante que o eleitor verifique o local e a seção onde vai votar, algo que pode ser feito no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), para evitar filas e equívocos.
É permitido votar com a camisa do candidato escolhido?
Sim, mas a manifestação deve ser silenciosa, sem induzir outros eleitores a votarem em determinado candidato.
"Ele (eleitor) pode ir caracterizado com o nome do candidato na camiseta, boné, broche, adesivo. Não há problema algum. As manifestações verbais de apoio ou crítica aos candidatos não são permitidas. Não é permitido aglomeração, pedir voto em um candidato na fila para outros eleitores", explica Michelle.
O esquema de celulares será o mesmo do primeiro turno, ou seja, deverá ser deixado com o mesário, desligado?
Sim. Assim como no primeiro turno, deve haver uma mesa ou cadeira em cada seção de votação para que o eleitor deixe o celular antes de ir para a urna eletrônica. Além de celular, outros equipamentos, como filmadoras, máquinas fotográficas e câmeras também são proibidas, visando o sigilo do voto. O aparelho deve ficar posicionado em um lugar que, mesmo na urna, o eleitor ainda possa tê-lo em vista.
Haverá biometria?
Sim. O sistema seria colocado em prática no pleito de 2020, mas isso não ocorreu devido a pandemia de covid-19. Neste ano, a biometria passou a ser validada nas eleições como uma forma de garantir mais segurança à identificação do eleitor.
Quais documentos são aceitos na sala de votação?
A pessoa que for votar pode levar apenas o título de eleitor no celular, pelo aplicativo e-Título, caso ela já tenha feito o recadastramento biométrico. Se esse procedimento não for feito, o e-Título deve estar acompanhado de um documento oficial com foto, como a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) ou o Registro Geral (RG), tanto na forma física como digital.
Michelle ressalta que os votantes não podem apresentar fotos do documento ou captura de tela do celular. "Isso não é aceito como identificação do eleitor. (Ele) Pode apresentar o documento na versão digital desde que seja gerado no aplicativo do órgão. A pessoa entra no (aplicativo do) Detran e gera a carteira de habilitação digital. Esse documento é válido. A foto, não”.
Qual será o horário de abertura dos locais de votação e encerramento?
Assim como no primeiro turno, a votação começa às 8h e termina às 17h. Caso o tempo seja ultrapassado, quem tiver chegado na fila antes das 17h poderá votar.