Justiça eleitoral lança campanha 'Vote com Segurança'

Por conta da pandemia, o TSE está fazendo parcerias para o eleitor poder votar com total segurança

As eleições municipais, marcadas para o dia 15 de novembro, terão protocolos sanitários com o intuito de proteger eleitores, candidatos, agentes da Justiça eleitoral e demais profissionais que auxiliarão o pleito. O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) divulgou a campanha “Vote com Segurança”, em razão da pandemia do Covid-19 para informar eleitores e funcionários sobre métodos seguros que serão implantados nas eleições.

Clique aqui e assine A Tribuna por apenas R$ 1,90. Ganhe, na hora, acesso completo ao nosso Portal, dois meses de Globoplay grátis e, também, dezenas de descontos em lojas, restaurantes e serviços!

Passa a ser obrigatório as medidas de prevenção e distanciamento social, para evitar o contágio do novo coronavírus durante a votação, medidas que já foram anunciadas no início de setembro. Os eleitores só poderão entrar nos locais de votação se estiverem utilizando máscara e deverão higienizar as mãos com o álcool em gel disponibilizado pela seção, antes e depois de votar.

Outro anúncio é o aumento do horário de votação em uma hora, que iniciará às 7h. A regulamentação da justificativa da ausência por meio do aplicativo E-Título e o treinamento remoto dos mesários também estão entre elas. Por fim ainda há uma previsão de transferência temporária dos eleitores para permitir melhor distribuição entre os locais de votação, a depender do comitê de monitoramento das eleições.

Vote com segurança

A iniciativa do TSE busca esclarecer e orientar todos os participantes do processo eleitoral sobre como será a votação nas Eleições 2020. No material que foi distribuído a emissoras de todo o País, o médico Roberto Kalil, que gratuitamente cedeu sua imagem, repassa informações sobre os principais cuidados a serem tomados para uma votação segura. Todas as regras foram estipuladas no Plano de Segurança Sanitária, elaborado por médicos dos hospitais Albert Einstein, Sírio Libanês e Fiocruz.

Uma série de vídeos e spots produzidos pelo Tribunal traz dicas sobre o passo a passo da votação, cuidados e lembretes que devem ser tomados antes de sair de casa, bem como todas as informações sobre os dias e horários das eleições.

Vote com Segurança

Para realizar a campanha, motivada pela pandemia de Covid-19, o TSE ouviu alguns dos maiores especialistas médicos, infectologistas e biólogos do país e estabeleceu um Plano de Segurança Sanitária. A preocupação da Justiça Eleitoral é evitar aglomerações e a disseminação do novo coronavírus nas mais de 401 mil seções eleitorais espalhadas pelo Brasil.

Conforme o Plano de Segurança Sanitária para as Eleições Municipais de 2020, todas as seções eleitorais terão álcool em gel para limpeza das mãos dos eleitores antes e depois da votação, e os mesários receberão máscaras, face shield (protetor facial) e álcool em gel para proteção individual. Cartazes serão afixados com os procedimentos a serem adotados por todos. Os materiais foram doados ao TSE por importantes empresas e entidades brasileiras, evitando custo ao poder público num momento em que o foco é combater a pandemia.

A principal mensagem da Justiça Eleitoral é a de que o eleitor – assim como os mesários e demais colaboradores – permaneça de máscara desde o momento em que sair de casa, evitando contato físico com outras pessoas e cumpra o dever cívico da forma mais ágil possível, sem permanecer por tempo desnecessário nos locais de votação.

Tudo sobre: