Logo A Tribuna

Sucesso forjado a aço: Usiminas, 58 anos de serviços prestados ao Brasil

A empresa comemora a conquista do Prêmio Top of Mind A Tribuna 2020, como a marca mais lembrada da Baixada Santista, na categoria Indústria

Por: Conteúdo Patrocinado  -  16/12/20  -  16:11
  Foto: Divulgação

Marcar o nome na história da economia de um país é para poucos. Pois existe uma empresa que tem ajudado, há 58 anos, a forjar com aço uma economia competitiva e eficiente. É o caso da Usiminas, mais uma vez campeã do Top of Mind.  



Ao longo do tempo, durante essa jornada, houve muitas conquistas e o aço da Usiminas também evoluiu para atender o mercado cada vez melhor, sempre prezando pela qualidade na produção e na entrega. Em agosto de 1993, a empresa assumiu o controle acionário da Companhia Siderúrgica Paulista (Cosipa), em Cubatão. Em 2012, foi inaugurado na unidade o Laminador de Tiras a Quente 2 (LTQ2), um dos equipamentos do gênero mais modernos da América Latina. No caminho, êxitos e a justa lembrança na memória dos moradores da Baixada Santista.  


Clique e Assine A Tribuna por R$ 1,90 e ganhe acesso ao Portal, GloboPlay grátis e descontos em lojas, restaurantes e serviços


“Para nós da Usiminas é uma alegria figurar, mais uma vez, entre as empresas que estão na memória dos clientes em uma região tão exigente do ponto de vista de mercado, como é a Baixada Santista. Isso mostra a força da empresa e da nossa presença no contexto local, e, especialmente, a força da nossa equipe de trabalho, que atua com maestria e é referência na produção de laminados”, diz Mateus Alexandre da Silva, diretor da Usina de Cubatão da Usiminas.


“Acredito que esse prêmio é o indicativo, também, da nossa atuação junto às comunidades locais, por meio das ações sociais do Instituto Usiminas, que apoia entidades culturais e esportivas de Cubatão e da Baixada, e da atuação da Fundação São Francisco Xavier, nosso braço nas áreas de saúde e educação, responsável pela gestão do Hospital de Cubatão, ofertando um serviço de referência ao SUS da região”, acrescenta. 


A Usiminas é uma empresa extremamente competitiva. A unidade de Cubatão conta, ainda, por exemplo, com o Terminal Marítimo Privativo. Trilha, assim, um caminho de grandes desafios e de superação, com foco nas pessoas, nos clientes e nos resultados, investindo sempre em inovação. Tudo isso fez com que se tornasse líder no segmento de aços planos no Brasil, com produtos de alta qualidade, referências nos mercados nacional e internacional. Presente em cinco estados, suas operações geram milhares de empregos e contribuem com o desenvolvimento do Brasil. 


Usiminas levou o Top of Mind 2020
Usiminas levou o Top of Mind 2020   Foto: Divulgação

Não para por aí: a Usina de Cubatão abriga uma das linhas de Tiras a Quente mais modernas do mundo, capaz de produzir bobinas com dimensões inéditas no país. A produção da unidade é destinada, principalmente, à fabricação de componentes automotivos, ao setor de petróleo e gás, para a fabricação de máquinas agrícolas e para a construção civil. Isso sem falar no fornecimento de aços laminados a quente de ultra-alta-resistência ao desgaste RAVUR, voltados para os principais fabricantes de implementos rodoviários e agrícolas no país. 


Mas veio a pandemia do novo Coronavírus e, com ela, um desafio gigantesco para a economia. A Usiminas logo pensou em como reagir. Porém, com a força que vem do aço produzido e a capacidade de um corpo de colaboradores altamente qualificado, conseguiu superar os obstáculos impostos e retomar um caminho de sustentabilidade nas operações. 


Assim, destaca-se a importância da atuação em sinergia com a Fundação São Francisco Xavier: graças à expertise na área da saúde, foi criado um comitê de crise com todas as empresas Usiminas em conjunto com os profissionais de saúde, que orientaram, a todo o tempo, tomadas de decisões. Além disso, também houve a readequação da produção à demanda do mercado quando necessário, preservando o caixa da companhia. “Neste momento de retomada, a Usiminas está preparada para atender a demanda dos nossos clientes”, destaca o diretor da Usina. 


USIMINAS


Rod. Cônego Domênico Rangoni, s/n - Jardim das Indústrias/Cubatão
(13) 3362-2000
www.usiminas.com
facebook.com/usiminas
Instagram: @usiminas.oficial
LinkedIn: /usiminas
YouTube: /usiminasoficial


Logo A Tribuna