SUSTENTABILIDADE! Usiminas avança cada vez mais nas pautas ESG

Empresa adota uma série de medidas socioambientais e humanitárias; em Cubatão, água vem sendo reaproveitada

Por: Conteúdo Patrocinado  -  22/09/21  -  10:21
Atualizado em 22/09/21 - 17:12
 Em Cubatão, a Usiminas trabalha a temática de Sustentabilidade junto com a sua agenda ESG desde o cuidado com o meio ambiente.
Em Cubatão, a Usiminas trabalha a temática de Sustentabilidade junto com a sua agenda ESG desde o cuidado com o meio ambiente.   Foto: Divulgação

A preocupação com o futuro do planeta ganha cada vez mais espaço nos grandes debates mundiais. Líderes de potências econômicas como Estados Unidos, China, Índia e a União Europeia assumiram compromissos com o objetivo de mitigar os impactos ambientais provocados pela atividade humana. Um exemplo foi visto na Cúpula do Clima organizada pelo presidente americano, Joe Biden, em abril passado.


Clique e Assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe acesso completo ao Portal e dezenas de descontos em lojas, restaurantes e serviços!


E ao mesmo tempo em que a administração pública assume acordos relacionados a temas decisivos para a atual e futuras gerações, a iniciativa privada vem intensificando medidas e ganhando um papel relevante ao adotar princípios sólidos da agenda global da sustentabilidade.


Empresas como a Usiminas, líder na produção de aços planos no Brasil com unidades produtivas em Cubatão e Ipatinga, vêm avançando nas suas atuações conforme princípios da sigla ESG (Meio Ambiente, Social e Governança). Nos últimos anos, a companhia, que já tem uma atuação social considerada referência, fortaleceu o foco nas pessoas e vem aumentando seus investimentos na área ambiental.


Entre os passos na jornada da sustentabilidade da Usiminas, a companhia anunciou, no início deste ano, importantes metas socioambientais em áreas como emissões de carbono, segurança do trabalho e o encerramento do uso de barragens convencionais nas operações de mineração. No mês de abril, a empresa formalizou, também, a participação no Pacto Global da ONU, maior iniciativa de sustentabilidade na área corporativa do mundo.


Conquistas e novas metas
Na Usiminas, questões ligadas à sustentabilidade estão no dia-a-dia da empresa desde sua criação, há quase 60 anos. Quando, ao instalar sua primeira usina na cidade mineira de Ipatinga, a empresa desenvolveu a sociedade local ao criar unidades escolares, hospitalares, parques e medidas de proteção à fauna e flora locais. Atualmente a agenda é composta por indicadores e metas qualitativas e quantitativas, sob responsabilidade da Gerência-Geral de Sustentabilidade, liderada por André Chaves.


“Desde o início das atividades a Usiminas se preocupa com as pessoas e com o cuidado ambiental nas localidades onde estamos presentes. As nossas ações sempre seguiram nestas direções e, ao longo dos anos, este trabalho foi sendo reconhecido, ampliado e aperfeiçoado. A empresa é, por exemplo, a segunda indústria de aço no mundo a receber a ISO 14001, importante certificação ambiental”, afirma o gerente-geral de Sustentabilidade.


O desafio hoje é integrar as boas práticas em todo o processo, tornando a companhia ainda mais sustentável em todas as etapas de sua produção. E é por meio das metas e de um trabalho educativo constante, envolvendo os colaboradores e a comunidade, que a agenda ESG começa a transformar a realidade.


Um dos exemplos está na equidade de gênero, que integra o programa de Diversidade e Inclusão, implantado pela companhia a partir de 2019 e vem facilitando o acesso das mulheres às oportunidades profissionais, combatendo o preconceito e fomentando o respeito. A meta é atingir 10% no número de mulheres em funções operacionais até o final de 2022.


Entre os compromissos sustentáveis estão também os investimentos para a redução das emissões de gases de efeito estufa. O objetivo é criar ações relacionadas às mudanças climáticas para reduzir os impactos das atividades produtivas da companhia. A meta ESG para 2021 nessa área engloba a realização de inventários de emissão de GEE com certificação independente e participação no Carbon Disclosure project (CDP), além da divulgação do inventário por meio do GHG Protocol.


A segurança também é outro ponto de destaque. Em 2021, a meta ESG para a segurança do trabalho é obter uma taxa de frequência de acidentes registrados menor que 0,3.


Outro compromisso da agenda está relacionado à Mineração Usiminas, que opera na região da Serra Azul (MG). Ainda em 2021, a companhia deve encerrar o ciclo de uso de barragens de rejeitos tradicionais, completando a migração para o sistema de filtragem e empilhamento a seco, também conhecido como Dry Stacking.


Pelo método, o rejeito é prensado para a retirada da água e empilhado em blocos secos.


Em Cubatão, a Usiminas trabalha a temática de Sustentabilidade junto com a sua agenda ESG desde o cuidado com o meio ambiente, com as ações de reinserção de mudas nativas da mata atlântica na região onde está sua unidade operacional, passando pelas ações de reaproveitamento da água utilizada no processo produtivo até iniciativas relacionadas à equidade de gênero. Atualmente, a unidade já conta com mulheres atuando em cargos de gerência em áreas estratégicas da unidade.


A sustentabilidade
O termo sustentabilidade passou a ganhar mais peso no mundo empresarial após as discussões sobre responsabilidade social avançarem entre os anos 1980 e 1990. Mas um dos marcos para este movimento foi a criação do Índice Dow Jones de Sustentabilidade (DJSI) - um conjunto de indicadores de avaliação de desempenho em sustentabilidade de milhares de empresas de capital aberto. Já o termo ESG foi criado em 2004 em uma publicação do Pacto Global em parceria com o Banco Mundial, chamada Who Cares Wins.


CONTEÚDO DE RESPONSABILIDADE DO ANUNCIANTE

Logo A Tribuna
Newsletter