Três municípios do Vale do Ribeira elegem novo prefeito e vice neste domingo

Eleitores de Apiaí, Cajati e Itaoca retornaram às urnas para Eleições Suplementares

Por: ATribuna.com.br  -  03/10/21  -  19:41
  Projeto segue agora para sanção presidencial
Projeto segue agora para sanção presidencial   Foto: José Cruz/Agência Brasil

Os eleitores de Apiaí, Cajati e Itaoca, na região do Vale do Ribeira, escolheram novo prefeito e vice, neste domingo (3). O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) suspendeu as eleições realizadas em 2020 nos municípios, após os registros de candidaturas dos vencedores serem indeferidos.


Clique e Assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe acesso completo ao Portal e dezenas de descontos em lojas, restaurantes e serviços!


Em Apiaí, concorriam ao cargo os candidatos Anderson Roza (PSB), Luciano Polaczek (PSDB), Passoca (MDB) e Sérgio da Padaria (PSD). Eles tinham como vices, respectivamente, Joseni Barbosa, Gilbertão do Encapoeirado, Andrei Rafael Aliaga e Polaco Moura.


Prefeito escolhido neste domingo, Sergio da Padaria foi eleito por 48,42% dos eleitores - um total de 5.595 votos. Aos 52 anos, ele é empresário.


O município tem 17.311 eleitores, distribuídos em 71 seções organizadas em 15 locais de votação. A condução do processo eleitoral é do cartório da 10ª Zona Eleitoral, com sede na própria cidade.


Quem não compareceu à revisão biométrica do município em 2019 teve o título de eleitor cancelado. Devido à pandemia, a Justiça Eleitoral suspendeu, apenas para permitir o voto nas eleições de 2020, o cancelamento do documento. Mas neste novo pleito, quem não fez o cadastro biométrico não conseguiu votar.


Suspensão das eleições
Em dezembro de 2020, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) indeferiu o registro de candidatura de Donizetti Borges Barbosa, eleito pelo PSD, então vencedor do pleito, por ato doloso de improbidade administrativa.


Itaoca
Itaoca também teve eleição suplementar, após três adiamentos do pleito por conta da pandemia da Covid-19. O único candidato ao cargo de prefeito era Antonio Carlos Trannin, que tem como vice-prefeito Aluizio Ribas de Andrade. Ambos são do DEM.


Prefeito escolhido neste domingo, Antonio Carlos Trannin foi eleito por 100% dos eleitores - um total de 1.434 votos. Aos 71 anos, ele é pecuarista.


A cidade conta com 2.623 eleitores e 5 locais de votação, com 12 seções eleitorais ao todo. A Zona Eleitoral responsável pela realização do pleito é a 10ª Zona Eleitoral, em Apiaí.


Assim como em Apiaí, quem não compareceu à revisão biométrica do município em 2019 teve seu título de eleitor cancelado.


As Eleições Suplementares ocorreram após a Justiça Eleitoral indeferir o registro de candidatura de Frederico Dias Batista, eleito pelo PL, ao cargo de prefeito de Itaoca por ato doloso de improbidade administrativa, o que o tornou inelegível.


Cajati
Os eleitores de Cajati tinham como candidatos ao cargo de prefeito Germano Miguel (PDT), Luiz Koga (PSDB) e Sidnei Bico (DEM), que têm como vice, respectivamente, Gustavo Pontes, Ronaldo Cantilio e Satil.


Prefeito escolhido neste domingo, Luiz Koga (PSDB) foi eleito por 51,50% dos eleitores - um total de 7.188 votos. Aos 54 anos, ele é empresário.


Cajati tem 12 locais de votação e 79 seções eleitorais. O cartório da 228ª Zona Eleitoral, em Jacupiranga, também no Vale do Ribeira, é o responsável pelas eleições do município.


O município tem cerca de 19.600 eleitores, estando aptos a votar aqueles com domicílio eleitoral na cidade desde 3 de fevereiro de 2021, e aqueles que compareceram à revisão biométrica do município em 2019.


Candidato mais votado nas eleições municipais de 2020, Vavá, eleito pelo PSDB, teve o registro de candidatura indeferido se tornou inelegível, após serem constatadas irregularidades no recebimento de aluguéis em benefício próprio e de sua esposa.


Logo A Tribuna
Newsletter