EDIÇÃO DIGITAL

Segunda-feira

18 de Novembro de 2019

Vacinação contra o sarampo tem dia D no sábado na região

Baixada Santista está com 121 casos confirmados da doença

O Dia D de vacinação contra o sarampo para crianças entre seis meses e menores de 5 anos acontece neste sábado (19). A região tem hoje 121 casos da doença. O número de suspeitos também aumentou para 327 em investigação. Abaixo, confira os postos volantes e as unidades de saúde que funcionarão normalmente.

Há uma semana, a região tinha 272 pessoas com suspeita da doença (ou seja, 55 a menos) e 108 casos confirmados (agora, são 13 registros a mais).

Segundo o diretor de Vigilância em Saúde de Guarujá, Marco Antonio Chagas da Conceição, a Secretaria de Saúde precisou centralizar a vacinação em algumas unidades, já que recebeu remessa insuficiente. “O lote enviado ao Município, principalmente às crianças de 6 a 9 meses, foi menor que o esperado, já que são vacinas diferentes”.

Ele explica que uma vacina é tomada por crianças de 6 a 9 meses e outra por quem tem entre 9 meses e menos de 5 anos.

“Enquanto isso, Guarujá aguarda recebimento de novas remessas para que possamos atender toda a demanda da campanha, que dura até o próximo dia 25 de outubro”.

De acordo com o Município, eram esperadas no mínimo 400 doses, mas a Cidade recebeu apenas 200.

Imunização

Segundo o infectologista do Hospital Israelita Albert Einstein Jacyr Pasternak, a melhor maneira de estar protegido é tomando a vacina. “As pessoas devem atualizar suas carteiras de vacinação e levar seus filhos para a imunização. No fim das contas, essa é a única maneira de se proteger”.

Apesar de o foco da campanha, neste momento, serem crianças nessa faixa etária, qualquer um pode ir até o posto de saúde mais perto de casa para atualizar a carteira de vacinação.

É preciso levar um documento com foto e a caderneta, se tiver. Uma nova campanha está prevista para começar em 18 de novembro para a faixa etária de 20 a 29 anos e que não está com a caderneta de imunização em dia.

 

Tudo sobre: