Redução no aguardo para embarcar foi superior aos 13% médios das travessias litorâneas paulistas, de acordo com secretaria estadual (Alexsander Ferraz/AT) O tempo de espera na travessia marítima entre Santos e Guarujá caiu 39% durante a Operação Verão nas balsas e barcas, na comparação com a mesma época do ano passado. A informação é da Secretaria Estadual de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística e considera o período entre 15 de dezembro e 10 de março últimos. A redução no aguardo para o embarque foi superior à média estadual das travessias litorâneas, de 13%. Dos 4,9 milhões de veículos e passageiros transportados, 2,375 milhões viajaram entre Santos e Guarujá, onde, em 78% das vezes, o ingresso nas balsas ocorreu em até 15 minutos, com queda de 39% no tempo máximo de embarque. O relatório da operação aponta que as travessias litorâneas transportaram 2.711.665 veículos e 2.190.176 pedestres e ciclistas no Estado. A redução no tempo, segundo o subsecretário estadual Denis Gerare, que ontem visitou o Grupo Tribuna, se deu pelo investimento de cerca de R\$ 200 milhões para modernização das embarcações e terminais nos últimos dois anos. Gerare pontuou que a medida fez com que o número de paradas para manutenção corretiva diminuísse, deixando balsas e barcas disponíveis por mais tempo. “Aumentamos o estoque de insumos e peças e fizemos algumas estratégias ganhar tempo em embarque e desembarque. A gente fica menos tempo com a embarcação parada. Isso que a gente sempre busca. Tanto em reforma, quanto em melhorias”, disse. Ainda segundo ele, o plano, iniciado em 2023, inclui a entrega de 23 embarcações — das 35 totais — e dez obras em terminais até o final deste ano. Gerare ressaltou que a pasta prevê entregar uma lancha e um ferry-boat reformados, neste mês, para a Baixada Santista.