A Rodovia dos Imigrantes completa 50 anos neste domingo (28) (Acervo A Tribuna) A Rodovia dos Imigrantes, no litoral de São Paulo, completa 50 anos neste domingo (28) consolidada como uma das principais obras de engenharia do Brasil e já com novos projetos voltados ao futuro da mobilidade na Baixada Santista. Clique aqui para seguir agora o canal de A Tribuna no WhatsApp! A principal aposta é a construção de uma terceira pista no trecho de serra, iniciativa que promete ampliar a capacidade do Sistema Anchieta-Imigrantes (SAI) e reforçar a conexão com o Porto de Santos e os municípios da região. Inaugurada em 1976, a Rodovia dos Imigrantes transformou o acesso entre a Região Metropolitana de São Paulo e o litoral de São Paulo, impulsionando o turismo, a economia e a logística regional. Em 2025, o sistema recebeu mais de 123 mil veículos por dia, número cerca de 25% maior do que o registrado em 2010. Desde que assumiu a concessão, em 1998, a Ecovias Imigrantes investiu mais de R\$ 11 bilhões em melhorias, incluindo a construção da segunda pista da Imigrantes, inaugurada em 2002, além da modernização operacional e de novos acessos ao Porto de Santos. Nova ligação entre o planalto e o litoral de São Paulo O principal projeto para as próximas décadas é a terceira pista da Rodovia dos Imigrantes, que está em fase de estudos e licenciamento ambiental. O novo traçado terá 21,6 quilômetros de extensão, sendo aproximadamente 80% do percurso compostos por túneis. Um deles, com mais de seis quilômetros, poderá se tornar o maior túnel rodoviário do Brasil. A previsão é de ampliar em 25% a capacidade do trecho de serra, com impacto direto no transporte de cargas e no deslocamento de veículos rumo à Baixada Santista. A nova estrutura também deve mais do que dobrar a capacidade de acesso de caminhões ao Porto de Santos. O projeto prevê que a nova ligação tenha início no km 43 da Imigrantes, conectando-se ao Rodoanel, e chegue ao km 265 da Rodovia Cônego Domênico Rangoni, próximo ao polo industrial de Cubatão, facilitando o acesso às margens direita e esquerda do Porto de Santos. Reflexos para a Baixada Santista Para a Baixada Santista, a expansão representa um reforço estratégico para o turismo, a logística e a mobilidade regional. A expectativa é reduzir gargalos em períodos de alta temporada, melhorar o escoamento de mercadorias e oferecer novas alternativas de circulação entre as cidades da região e a capital paulista. Após a obtenção da Licença Ambiental Prévia em março deste ano, o próximo passo será a conclusão do projeto executivo e a definição, pelo Governo do Estado, sobre a continuidade da obra. Mais de 300 profissionais participam dos estudos desde 2024.